Alemanha FC
·9 de noviembre de 2024
Alemanha FC
·9 de noviembre de 2024
Por Guilherme Costa
Os dias do conto de fadas do super Bayer Leverkusen já não são os mesmos para Xabi Alonso e companhia. É bem verdade, como eu destaquei na prévia do jogo contra o Liverpool, que era impossível que os Werkself repetissem (ou mesmo chegassem perto) do que foi a temporada 23/24. Mas o início da atual poderia ser melhor!
Quatro dias após a goleada sofrida ante o Liverpool, por 4 a 0, o Leverkusen visitou o lanterna Bochum, em partida válida pela décima rodada do campeonato alemão. Com uma escalação diferente, contando com Jonas Hofmann e Patrik Schick iniciando como titulares. A mudança deu certo, já que Schick recebeu um belo passe de Florian Wirtz, finalizando para o gol adversário.
Porém, a vantagem construída no primeiro tempo contra uma equipe que até então havia sofrido TRINTA gols em nove jogos, e conquistado apenas um ponto até então, não foi administrada de forma correta pelos visitantes. Pouco produtivo, o Bayer até marcou o segundo gol, mas ele foi anulado por impedimento. O Bochum, com o apoio da torcida presente no Vonovia Ruhrstadion, passou a rondar mais a área do Leverkusen, mostrando que os visitantes corriam um risco. E o risco se concretizou quando Koji Miyoshi empatou para os donos da casa.
O empate foi comemorado como vitória pelo atual lanterna, que na rodada passada havia levado sete gols do Eintracht Frankfurt. Já para o atual campeão alemão, o sentimento não é só de frustração como de Déjà vu:
"Damos ao Bochum a oportunidade de um gol como esse acontecer. É um tapa na cara estarmos empatando pela terceira vez contra um time da parte inferior da tabela. Eu estou muito decepcionado, queríamos conquistar os três pontos." Comentou o goleiro e capitão Lukáš Hrádecký.
Os tropeços em questão, são contra o Werder Bremen (que atualmente está na oitava colocação, a dois pontos do próprio Leverkusen) e o vice-lanterna Holstein Kiel. Se contra o Bremen, há o alento da equipe estar se recuperando na Bundes, para o empate ante o Kiel (que tem o agravante do adversário recuperar um placar adverso de 2 a 0) já não há desculpas. Embora a equipe tenha perdido somente um jogo (contra o RB Leipzig), os Leões empataram cinco dos seis últimos jogos ocorridos na Bundesliga.
A atmosfera em Leverkusen está longe de estar ruim. Mas o sinal de alerta já está ligado, uma vez que o Bayern se distanciou na liderança da tabela. E, embora o crédito de Xabi Alonso e companhia seja alto, é importante olhar com cuidado com os excessos de empates na Bundesliga.