MundoBola Flamengo
·20 de mayo de 2025
Com carências no elenco, Flamengo ignora soluções caseiras e está entre os clubes que menos usam a base

MundoBola Flamengo
·20 de mayo de 2025
Apesar de a diretoria do Flamengo ter identificado algumas carências que pretende atacar no elenco, as soluções encontradas em meio à temporada 2025 não têm vindo das categorias de base. Tanto que só o Mirassol, entre os 20 times do Brasileirão, usou menos jogadores sub-23 que o Mais Querido.
Em levantamento feito pelo perfil "FootureFC", especializado em estatísticas do futebol, o Flamengo ficou em 19º lugar entre os 20 times que mais usaram jogadores sub-23. Vale destacar que atletas que não jogaram pelo menos 90 minutos no campeonato foram desconsiderados.
Esse dado é importante de ser mencionado, pois justifica as ausências de Matheus Gonçalves e Wallace Yan da lista — já que os atletas só jogaram no Brasileirão por poucos minutos. Os dados valem até a nona rodada.
Assim, o Flamengo só tem dois atletas sub-23 que tenham sido aproveitados por pelo menos 90 minutos no Brasileirão: Wesley e Evertton Araújo. Botafogo e Internacional lideram a lista, com sete atletas cada.
O ranking ainda separa os jogadores em três grupos: o primeiro inclui os que atuaram por até 200 minutos; o segundo envolve aqueles que estiveram em campo entre 200 e 500 minutos; por fim, o último grupo é para os que já foram a campo por mais de 500 minutos na competição.
No caso do Flamengo, apenas um jogador atuou por mais de 500 minutos no torneio: o lateral-direito Wesley, de 21 anos. Excluindo acréscimos, o defensor esteve em campo por 713 minutos no Brasileirão.
O volante Evertton Araújo, de 22 anos, só ultrapassou a barreira dos 90 minutos no último jogo, contra o Botafogo, porque Filipe Luís teve uma série de desfalques no meio-campo. No total, o jogador atuou por 142 minutos no tempo regulamentar até aqui.
Apesar o pouco uso que Filipe Luís tem dado aos jogadores sub-23, o Flamengo não se considera com um elenco encaixado para a temporada. A visão é de que há lacunas e necessidade de dispensas.
A informação das saídas foi dada pelo jornalista Marcelo Courrege. A ideia seria abrir espaço na folha salarial para chegada de novos nomes, como o volante Jorginho — que está perto de ser oficializado.
Além disso, outra característica que a diretoria vai tentar corrigir é a média de idade, vista como um problema. Até por isso, a cúpula não descarta um número maior de movimentos na próxima janela de transferências do que o previsto inicialmente.
Antes de se preocupar com qualquer contratação, no entanto, o Flamengo tem compromisso pela Copa do Brasil. Nesta quarta (21), o Rubro-Negro decide uma vaga nas oitavas contra o Botafogo-PB, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Na ida, Joshua — de 17 anos — decidiu o 1 a 0.