
Gazeta Esportiva.com
·18 de abril de 2025
Com quatro brasileiros, Fifa lança curso para apoiar atletas após a aposentadoria

Gazeta Esportiva.com
·18 de abril de 2025
A Fifa realizou, nesta semana, a primeira edição do Players Executive Programme, iniciativa que visa auxiliar jogadores e treinadores na transição para a vida após a aposentadoria dos gramados. O programa oferece capacitação para que ex-atletas possam assumir funções no mercado do futebol, principalmente em áreas ligadas à gestão esportiva.
“É claro que muitos de vocês (jogadores) permaneceram e continuarão no futebol, e isso é algo que também queremos incentivar, explorando formas de inserir mais jogadores e treinadores, mulheres e homens, é claro, em cargos de alto nível na gestão do futebol”, disse o presidente Gianni Infantino, em discurso aos participantes.
“Mas, independentemente do que um jogador, do que você queira fazer a seguir, ou mesmo se ainda não souber, precisamos estabelecer mecanismos de apoio para facilitar os próximos passos e ajudar a garantir um futuro sustentável para cada jogador ao redor do mundo”, finalizou.
Com foco na saúde mental, bem-estar físico e qualificação profissional, o curso busca mostrar que o fim da carreira dentro de campo pode ser o início de um novo capítulo no esporte. Dividido em cinco módulos, o conteúdo aborda desde aspectos emocionais e físicos até temas como administração de clubes, ligas e federações.
Nesta edição inaugural, 70 participantes, entre jogadores, ex-jogadores e treinadores, homens e mulheres, de quase 30 países se inscreveram. Entre os nomes brasileiros estão Casemiro (Manchester United), Thiago Silva (Fluminense), David Luiz (Fortaleza) e Fernandinho (sem clube). Também participam do programa atletas como David Ospina (Colômbia), Guillermo Ochoa (México), Rodrigo de Paul (Argentina), Thiago Alcântara (Espanha), Hayley Raso (Austrália) e Elena Linari (Itália).
“Nossas carreiras em campo são curtas, mas, com este programa, estamos construindo algo que vai muito além dos 90 minutos. É sobre criar um futuro do qual possamos nos orgulhar. Muitos pensam que a aposentadoria é o fim. Este programa da Fifa prova que pode ser o começo de algo tão grandioso quanto”, afirmou Alexandre Pato, ex-Corinthians e São Paulo.
A curta duração da carreira esportiva, as lesões frequentes e a dificuldade de alcançar a independência financeira tornam a aposentadoria um momento desafiador para muitos atletas. A Fifa reconhece esse cenário e propõe, com o programa, um caminho de reinvenção profissional e pessoal.
O conselho acadêmico da iniciativa conta com nomes de peso, como Arsène Wenger (diretor de Desenvolvimento Global do Futebol da Fifa), Lothar Matthaus (campeão mundial), Laura Georges (ex-secretária-geral da Federação Francesa), Giorgio Chiellini (ex-zagueiro da Juventus e da Itália) e Dennis Wise (ex-jogador e ex-CEO do Como 1907, da Itália).