
Central do Timão
·22 de mayo de 2025
Corinthians se une com outros 19 clubes para protestar em pleito da CBF

Central do Timão
·22 de mayo de 2025
Na última quarta-feira, 21, o Corinthians e mais 19 clubes das duas primeiras divisões do futebol brasileiro se uniram para confirmar as ausências na votação para presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pleito está marcado para o próximo domingo, dia 25, com candidato único ao cargo.
Além da diretoria corinthiana, os clubes que aderiram à ausência na votação foram América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O movimento vem acontecendo desde a queda de Ednaldo Rodrigues do comando da CBF. Com isso, o presidente de Federação Roraimense conseguiu o apoio da maior parte das federações. Mesmo com a minoria de clubes a favor de Samir Xaud, ele conseguiu chancelar sua candidatura, sendo a única chapa na votação. Apenas Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Remo, Paysandu, Amazonas, CRB, Volta Redonda e Criciúma apoiam o candidato.
A outra chapa seria formada por Reinaldo Carneiro, presidente da Federação Paulista, que teve apoio da maior parte dos clubes, mas contou com apenas duas federações: sua própria e a do Mato Grosso, que não assinaram a candidatura de Samir Xaud.
Por conta disso, os clubes decidiram se organizar no movimento “Sem clube não tem futebol”, que emitiu uma nota oficial anunciado a ausência na eleição de domingo. A votação acontece na sede da CBF, a partir das 10h30 (de Brasília).
Confira a nota na íntegra:
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”
Veja mais: