Gazeta Esportiva.com
·29 de diciembre de 2024
Gazeta Esportiva.com
·29 de diciembre de 2024
O Palmeiras não terá vida fácil em 2025. A temporada será cheia, com cinco campeonatos a serem disputados ao longo do ano. O primeiro deles será o Campeonato Paulista, torneio em que o Verdão busca conquistar o tetracampeonato consecutivo. Pela primeira vez, desde a chegada do técnico Abel Ferreira, o Alviverde disputará o Estadual sem interrupções.
Nos últimos quatro anos, a equipe palmeirense precisou dividir as atenções com decisões marcadas no meio do Estadual, como as finais de Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, além do Mundial de Clubes. Em 2025, fora desses torneios, o Verdão terá foco 100% no Paulista.
Em 2021, o Paulistão foi disputado mais tarde devido à invasão do calendário da temporada de 2020 no ano seguinte devido à pandemia de covid-19. Durante a fase de grupos do Estadual daquele ano, entre a terceira e quarta rodada, o Palmeiras disputou a final da Supercopa e da Recopa, em sequência, e ficou com o vice nas duas.
A decisão da Supercopa aconteceu entre os jogos de ida e volta da competição que colocou frente a frente os campeões da Libertadores e Sul-Americana. Na Supercopa, contra o Flamengo, o jogo terminou empatado por 2 a 2 e o Rubro-Negro levou a melhor nos pênaltis. No outro torneio, o Verdão venceu o jogo de ida por 2 a 1, viu o adversário fazer o mesmo placar na volta e vencer nas penalidades.
Enquanto em 2022, o Alviverde teve duas interrupções também durante a fase de grupos. A primeira, para a disputa do Mundial de Clubes e a outra para a Recopa. Na primeira, o Alviverde chegou à final, mas perdeu para o Chelsea, por 2 a 1. Depois, disputou a Recopa contra o Athletico-PR e ficou com o título depois de empate por 2 a 2 e vitória por 2 a 0.
Na temporada de 2023, o Alviverde deu pausa no Paulista para disputa da Supercopa do Brasil, novamente contra o Flamengo. Mas dessa vez, conseguiu a revanche, no Mané Garrincha, e bateu o rival por 4 a 3 para ficar com a taça. Por fim, em 2024, bicampeão brasileiro, o Alviverde voltou a disputar a Supercopa, contra o São Paulo, e ficou com o vice, no Mineirão, após derrota nos pênaltis.
A delegação palmeirense se reapresenta na Academia de Futebol no dia 6 de janeiro para começar a preparação de olho no Campeonato Paulista. O Verdão está no Grupo D, ao lado de Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube. A estreia do Palmeiras será no dia 15 de janeiro, contra a Portuguesa.