
Central do Timão
·30 de abril de 2025
Ex-auxiliar de Tite, Cléber Xavier relembra conquistas e recusa ao Corinthians em 2023

Central do Timão
·30 de abril de 2025
Cléber Xavier foi auxiliar de Tite por praticamente 20 anos, mas decidiu seguir carreira solo desde o ano passado. Contratado pelo Santos, ele falou sobre as passagens no Corinthians, com títulos relevantes, e relembrou a proposta recusada em 2023.
“Com certeza (mais orgulha). É o mais pesado. Dois brasileiros, uma Libertadores, um Mundial, duas Recopas, Libertadores que o clube não tinha ganhado, a forma que foram conquistados, o último time sul-americano a ganhar um campeonato mundial de clubes. Tem tudo isso, a relação, o ambiente criado e a forma de comandar. Temos uma gestão que chamamos de humanizada por respeitar o atleta e não expor ele”, disse o ex-auxiliar em entrevista ao Estadão.
Foto: Lucas Uebel/Getty Images
Uma das frustrações recentes da torcida do Corinthians foi a recusa de Tite para assumir o time, meses após ser demitido da Seleção Brasileira. O sentimento aumentou meses depois, quando a comissão assumiu o Flamengo, mesmo alegando que não trabalhariam no Brasil.
“Na época a gente estava indo para o Al-Hilal, já tinha tomado uma decisão quando o Corinthians veio conversar e a ideia não era trabalhar aqui no Brasil. O Corinthians estava em uma transição, estava saindo uma diretoria e entrando outra, era um momento complicado. Coincidiu de não irmos para o Al-Hilal e aparecer a do Flamengo logo em seguida” explicou.
“Vejo de forma natural a mágoa do torcedor. É interessante que tivemos três passagens no Corinthians. Em 2004, viemos para tirar o time do rebaixamento. A gente emenda 11 jogos sem perder e por um ponto não vai para a Libertadores. Aquilo, para a gente, foi uma conquista. Dentro de todas as passagens, para nós foram mais coisas boas. As coisas positivas suplantaram as negativas. Foram poucos momentos ruins e grandes momentos bons. E o que mais marcou foi a relação interna”, complementou.
Como citado, Cléber Xavier foi anunciado como novo treinador do Santos, sendo o primeiro trabalho do profissional como técnico efetivo. Ele se junta de outros integrantes da comissão de Tite, como Matheus Bachi e Fábio Mahseredjian, auxiliar e preparador físico, respectivamente.
Veja mais: