Zerozero
·9 de enero de 2025
Zerozero
·9 de enero de 2025
Findadas as «meias», já sabemos que a final desta edição da Taça da Liga será um dérbi lisboeta, entre o campeão nacional Sporting e o rival Benfica. A história está do lado encarnado, de forma geral, mas o passado recente é diferente.
Com a ajuda do nosso Playmaker Stats, vasculhámos pela história do futebol português, entre todas as competições, e verificámos que esta será a 17ª final de sempre disputada entre os dois rivais de Lisboa.
No total, até ao momento, tivemos duas finais do antigo Campeonato de Portugal, oito da Taça de Portugal - onde mais vezes se encontraram no derradeiro jogo -, quatro na Supertaça e três na Taça da Liga (já a contar com a deste sábado).
Olhando para o histórico desses duelos, a vantagem é claramente das águias, que venceram 10 dos 16 jogos já realizados, contra «apenas» seis conquistas leoninas.
Contudo, olhando apenas para as quatro finais disputadas entre ambos neste século, o equilíbrio é maior, com duas vitórias para cada lado. O Benfica levou a melhor na polémica final da Taça da Liga de 2008/09 (1-1 no tempo regulamentar, 2-3 nos penáltis) e na Supertaça de 2019 (5-0), enquanto o Sporting venceu a Supertaça de 2015 (0-1) e a final da Taça da Liga 2021/22 (1-2), a final mais recente.
O 17º capítulo em finais desta rivalidade histórica joga-se este sábado, em Leiria, pelas 19h45.