Há esperança? Histórico do Athletico após datas Fifa em 2024 é positivo | OneFootball

Há esperança? Histórico do Athletico após datas Fifa em 2024 é positivo | OneFootball

Icon: Trétis

Trétis

·16 de octubre de 2024

Há esperança? Histórico do Athletico após datas Fifa em 2024 é positivo

Imagen del artículo:Há esperança? Histórico do Athletico após datas Fifa em 2024 é positivo

Estavam com saudades? Doze dias depois, o Athletico vai voltar a campo pelo Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, nesta quinta-feira (17), às 20h. Tempo para treinar e recuperar o elenco foi comemorado pela comissão técnica atleticana, e fato é que retrospecto é positivo em jogos de retorno após semana cheia de trabalho.

É a quinta oportunidade que o Furacão vive este cenário na temporada. Em apenas um deles o retorno foi com derrota, contra o Sportivo Ameliano na Arena da Baixada por 1 a 0. Na ocasião, o futebol brasileiro parou por duas semanas em decorrência das enchentes vividas no Rio Grande do Sul.


OneFootball Videos


Fora este, o Athletico venceu o Operário por 1 a 0, em casa, no retorno da data Fifa de março; o Criciúma, por 3 a 1, também em casa, após a paralisação de junho; e o Vasco, por 2 a 1 na Baixada, no retorno dos jogos de seleções no mês de setembro.

Vitória contra o Criciúma foi a última do Athletico dentro de seus domínios no Campeonato Brasileiro. São nove jogos seguidos sem três pontos.

Partida contra o Vasco, apesar de vencida, culminou em eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil. Atuação, apesar disso, foi bem avaliada pelo então técnico Martín Varini, que acumulou sequência de quatro partidas sem derrota após este tempo pra trabalhar. Mesmo assim, terminou demitido.

Lucho González é o terceiro treinador neste ano de centenário a comandar o Furacão em período de data Fifa. O discurso após período para trabalhar foi parecido, seja com Cuca ou com Varini. Confira:

  • Varini após data Fifa de setembro: “Semana muito boa, uma folga que era necessária, o time vinha numa sequência muito grande. Foi importante principalmente para eles conseguirem descansar.”
  • Cuca, após data Fifa de junho: “Dias bem trabalhados, bem produtivos. Aproveitamos para testar vários sistemas, com várias opções. Temos jogadores importantes fora, mas valorizamos jogadores que temos aqui, subimos jovens.”
  • Erick, após parada do Brasileirão: “Conseguimos abordar aspectos que normalmente não conseguimos em meio a temporada. Fizemos uma intertemporada, para que consigamos suportar a carga de jogos.”

Apenas Cuca, em março, não citou em entrevista a importância do tempo para treinar e da recuperação dos jogadores. É lógico pensar que no momento da temporada, o lado físico não era tanto uma preocupação. Veja histórico completo de retornos:

  • 16/03 – 27/03 – Entre partidas contra o Operário (vitórias por 2 a 1 e 1 a 0) no PR-24.
  • 15/05 – 30/05 – Entre partidas contra Danubio e Ameliano (derrotas por 2 a 1 e 1 a 0) na Sula. (PARADA DO BR)
  • 02/06 – 13/06 – Entre partidas contra Fortaleza (derrota por 1 a 0) e Criciúma (vitória por 3 a 1) no BR-24.
  • 01/09 – 11/09 – Entre partidas contra Palmeiras (derrota por 2 a 0) e Vasco (vitória por 2 a 1, mas eliminação) por BR-24 e Copa do Brasil.
  • 07/10 – 15/10 – Entre partidas contra Botafogo (derrota por 1 a 0) e Corinthians (a jogar) pelo BR-24
  • 11/11 – 19/11 – Entre partidas contra São Paulo e Atlético-GO pelo BR-24

A reta final do Campeonato Brasileiro ainda não foi confirmada pela CBF e há chance de que partidas contra São Paulo e Atlético-GO não respeitem período de data Fifa.

Imagen del artículo:Há esperança? Histórico do Athletico após datas Fifa em 2024 é positivo

Athletico e Corinthians se enfrentam em retorno de data Fifa. Foto: José Tramontin/Athletico

2023 foi bom exemplo ao Athletico no quesito

Apesar da má campanha no segundo turno do Campeonato Brasileiro, dois jogos marcaram retornos positivos de datas Fifa, em termos de resultado e desempenho.

Wesley Carvalho assume equipe nestas condições em derrota contra o São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, mas treinador comandou a equipe em apenas três atividades, em meio à saída de Felipão e demissão de Paulo Turra. Mesmo assim, o Athletico foi mais perigoso.

Na data seguinte após parada, vitória marcante por 3 a 0 contra o Flamengo em Cariacica-ES. Treinador considerou melhor partida de sua passagem até aquele momento. Canobbio, por convocação à Seleção Uruguaia, não esteve à disposição, por exemplo.

Um mês depois, em outubro, o Athletico teve dez dias para trabalhar antes de encarar o Grêmio em Porto Alegre. Vitória por 1 a 0 com gol de Kaíque Rocha e grande atuação da equipe, que teve pela primeira vez o ponta Tomas Cuello como ala-direito.

Imagen del artículo:Há esperança? Histórico do Athletico após datas Fifa em 2024 é positivo

O Athletico teve bons retornos de data Fifa em 2023. Foto: José Tramontin/Athletico

Ver detalles de la publicación