Jogada10
·27 de febrero de 2025
Internacional encaminha contratação de meio-campista revelado pelo arquirrival

Jogada10
·27 de febrero de 2025
O Internacional promete emoção na reta final da janela de transferências, pois tem negociações com quatro potenciais reforços de maneira simultânea. Além do zagueiro Juninho, o Colorado também conta com tratativas em estágio avançado pelo meio-campista Diego Rosa. Ainda não houve divulgação do modelo de negócio pelo atleta, mas a expectativa é de que o volante, com passagem na base do arquirrival, feche por empréstimo de uma temporada. A informação é do jornalista Vágner Martins.
Diego estava no Lommel SK, da Segunda Divisão da Bélgica, mas já se despediu do clube nas redes sociais. Em seu segundo período de empréstimo na equipe belga, foram 31 partidas, com oito gols e cinco assistências, em duas temporadas. Vale relembrar que Rosa também atua como meia-atacante. Como é natural de Salvador, na Bahia, ele iniciou sua trajetória nas categorias inferiores do Vitória. Após performances de destaque, transferiu-se ainda para a base do Grêmio e manteve o bom desempenho.
Em 2021, o volante foi vendido para o Grupo City, do qual o Lommel pertence, por aproximadamente R$ 30 milhões na época, sem sequer estrear pelo profissional do Grêmio. Afinal, houve uma valorização de Diego pelo seu rendimento na Copa do Mundo sub-17 em 2019, quando foi campeão do torneio com a Seleção Brasileira. Na oportunidade, ele começou como reserva, mas depois se tornou peça importante e titular absoluto. Na campanha vitoriosa, o meio-campista contribuiu também com dois gols.
Apesar da expectativa pela performance na base, Rosa não teve êxito ao se consolidar no profissional. Em sua chegada na Europa, o primeiro time que atual foi exatamente o Lommel por duas temporadas. Posteriormente, ficou um curto período no Vizela e voltou ao Brasil para defender o Bahia até retornar ao time belga.
Ao mesmo tempo em que engatilha a contratação de Diego Rosa, o Colorado está em tratativas com Igor Gomes, do Atlético, e Elián Irala, do San Lorenzo. No caso do primeiro, o Inter classifica o volante como uma opção para repor a iminente saída de Thiago Maia, que está perto de retornar ao Santos. As tratativas ainda estão em fase inicial. O clube, aliás, não vê a necessidade de acelerar por um desfecho, já que ainda terá início a janela de transferências domésticas, entre os dias 10 de março a 11 de abril,.
A tendência é a de que o Inter formalize uma proposta nos próximos dias, já que é um atleta que agrada a Roger Machado. Uma das suas principais características é a facilidade para realizar a marcação sobre pressão. O clube gaúcho provavelmente vai tentar usar como trunfo o fato de Igor Gomes não ser titular no Galo. Com as saídas de Rômulo para o Tigres, do México, e a transferência de Thiago Maia para o Santos, ele teria mais chances de estar entre os 11 iniciais. Igor Gomes perdeu bastante espaço em comparação à última temporada no Atlético, já que no começo de 2024 foi peça importante. Já na metade do ano passado, ele passou a ser preterido. Em sua passagem pelo time mineiro, são 46 partidas, com um gol e quatro assistências.
Por outro lado, as negociações por Elián Irala estão mais evoluídas, até porque se trata de uma movimentação internacional. Neste cenário, a janela no Brasil chega ao fim nesta sexta-feira (28). Ou seja, o Internacional tem um curto prazo para solucionar as pendências e anunciar o jogador e avalia esta quinta-feira como um dia decisivo para o negócio. O clube gaúcho destravou as conversas depois de enviar uma nova oferta pelo jogador. A proposta, dessa vez, agradou ao San Lorenzo, da Argentina. Assim, a tendência é que, agora, haja um desfecho positivo nas tratativas. O próprio empresário do volante declarou que a negociação está 90% fechada, já que ainda restam finalizar alguns detalhes. A tendência é a de que o jogador assine contrato válido por quatro anos.
O canal argentino “TyC Sports” informou que o San Lorenzo já se movimenta no mercado em busca de um nome de reposição para a saída de Irala. Em um momento anterior, o Inter chegou a recuar nas conversas, já que considerou a pedida do San Lorenzo alta para a sua condição financeira. A princípio, o “El Ciclón” desejava receber pelo menos 8 milhões de dólares (pouco mais de R$ 45 milhões na cotação atual) para vender o jogador.