Zerozero
·14 de noviembre de 2024
Zerozero
·14 de noviembre de 2024
A Bélgica precisava de vencer esta sexta-feira o seu último jogo caseiro para manter viva a chance de terminar nos primeiros dois lugares e chegar à fase final da Liga das Nações, mas acabou por perder com a Itália e, assim, está em risco de descer para o segundo escalão desta competição.
Para os italianos, o golo de Sandro Tonali - primeiro pela seleção - logo aos 11 minutos acabou por ser a garantia de terminar entre os dois primeiros do grupo, assegurando, assim, o acesso aos quartos de final. O médio do Newcastle United apareceu no sítio certo para fazer o único golo do jogo, depois de uma recuperação de Frattesi em zona adiantada.
Zeno Debast (Sporting) jogou no centro do trio de defesas de Domenico Tedesco e teve de muito trabalhar para impedir que a squadra azzurra saísse de Bruxelas com um resultado mais dilatado. Os italianos tiveram mais chances numa primeira parte em que dominaram por completo e mesmo na segunda, em que cederam mais bola ao adversário, foram donos das maiores ocasiões. Retegui foi quem mais falhou.
No ataque belga, nomes como Lukaku, Openda e Trossard nada conseguiram fazer para tirar os italianos da frente. Houve um par de momentos em que empate pareceu possível, com cabeceamentos de Lukaku e Wout Faes a saírem perto do alvo, mas os três pontos ficaram mesmo na mão de Luciano Spalletti.
A vitória deixa a Itália no primeiro lugar do Grupo 2 à entrada para a derradeira jornada, mas os três pontos de vantagem para o segundo lugar podem não servir de nada se a França vencer os italianos na derradeira jornada por um resultado superior ao 1-3 verificado na primeira volta. No fundo da tabela a história será semelhante, com a Bélgica a precisar de evitar uma derrota por mais de dois golos frente a Israel para não descer à Liga B.