Jogada10
·3 de mayo de 2025
Lyon tem documentos rejeitados pela federação francesa e sofre ameaça. Entenda

Jogada10
·3 de mayo de 2025
O Lyon continua dando dor de cabeça para John Textor, também proprietário do Botafogo. O empresário recebeu uma notícia ruim da Federação Francesa de Futebol (FFF). Afinal, Para participar da Champions, Liga Europa e Liga Conferência, competições às quais o clube de Textor luta por vagas, é necessário a obtenção de uma licença. Mas a entidade rejeitou os documentos enviados pelo clube, que, assim, passa a sofrer a ameaça de ficar fora de competições continentais, mesmo em caso de classificação.
A equipe, aliás, ocupa a sexta posição no Campeonato Francês. Segundo o jornal francês ‘L’Equipe’, o clube se comprometeu a regularizar a situação. O Lyon está classificado para a Liga Conferência 2025/2026, mas ainda faltam três rodadas para o fim do Campeonato Francês.
O clube rotulou o problema como um “desalinhamento interno” no processo de envio dos documentos. Os dirigentes garantiram que “enviarão prontamente todas as informações às quais a federação francesa exigiu”. Eles afirmaram, ainda, que houve a implementação de um rigoroso processo de monitoramento a fim de evitar novos problemas. Vale lembrar que o clube atravessa grave crise financeira e quase foi rebaixado no passado.
A situação do Lyon é crítica, e a regularização da documentação será essencial para garantir sua participação nas competições europeias na próxima temporada, que podem salvar o clube da crise financeira.
O pesadelo de John Textor, proprietário da Eagle Football Group, que administra o Lyon, começou na última temporada. Isso porque a empresa registrou um déficit de 500 milhões de euros (R$ 3 bilhões), o que fez a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) exigir garantias sobre a situação do clube francês. A entidade, aliás, decidiu proibir o clube de contratar na janela de transferências de inverno.
Além disso, o Lyon pode sofrer rebaixamento ao final da temporada do Campeonato Francês, caso não consiga melhorar a situação financeira. Participar das três competições significa, portanto, a redenção financeira do clube de Textor.