Pela 9ª rodada da Serie A, Inter e Juventus fazem Derby d’Italia de olho no topo da tabela | OneFootball

Pela 9ª rodada da Serie A, Inter e Juventus fazem Derby d’Italia de olho no topo da tabela | OneFootball

Icon: Calciopédia

Calciopédia

·25 de octubre de 2024

Pela 9ª rodada da Serie A, Inter e Juventus fazem Derby d’Italia de olho no topo da tabela

Imagen del artículo:Pela 9ª rodada da Serie A, Inter e Juventus fazem Derby d’Italia de olho no topo da tabela

Em meio a uma maratona de jogos, com compromissos abundantes pela Serie A e por competições europeias, a 9ª rodada do Campeonato Italiano chega com programação nobre. Afinal, neste fim de semana teremos simplesmente um Derby d’Italia entre a Inter, vice-líder, e a Juventus, terceira colocada. O confronto direto pode até valer a liderança, a depender do que ocorra na visita do Lecce ao Napoli, primeiro na tabela.

Numa rodada com outros duelos importantes, como aqueles entre Fiorentina e Roma, que brigam por vagas europeias, ou entre Monza e Venezia, que dividiam a lanterna até a rodada passada, chama atenção a indefinição sobre a partida que colocaria (ou colocará?) frente a frente Bologna e Milan. Devido às fortes chuvas na região e à possibilidade de enchentes e problemas de ordem pública, as autoridades locais decidiram pelo adiamento do jogo. Só que, como há compromissos futebolísticos em excesso e o calendário não permite remanejamentos banais, tanto a liga quanto os clubes desejam que o confronto aconteça. Na manhã desta sexta, no horário italiano, será tomada uma decisão definitiva, com a possibilidade de confirmação da não realização da peleja ou de sua disputa com portões fechados e/ou em campo neutro.


OneFootball Videos


Confira, a seguir, a prévia da 9ª rodada da Serie A. E tenha atenção com a agenda: na madrugada de sábado para domingo, o horário de verão termina na Itália, o que fará com que as partidas ocorram uma hora mais tarde em relação ao Brasil.

Este navegador no es compatible, por favor utilice otro o instale la app

video-poster

O jogão

Domingo, 27/10, 14h

Inter x Juventus

Inter e Juventus farão um confronto direto pela vice-liderança da competição ou até mesmo pelo primeiro lugar, a depender do resultado do Napoli contra o Lecce. As duas equipes chegam ao Derby d’Italia após vitórias dramáticas contra a dupla romana na rodada anterior da Serie A e muitas dificuldades na Champions League, ainda que os nerazzurri, atuando com time misto, tenham vencido o Young Boys e os bianconeri, por outro lado, tropeçado no Stuttgart, em casa – perdendo, inclusive, a sua invencibilidade em 2024-25.

O Derby d’Italia será agitado na família Thuram, já que os irmãos Marcus e Khéphren irão se enfrentar. O atacante interista não ficou em cima do muro e afirmou que o pai, Lilian, torcerá para os bianconeri – “ele jogou pela Juventus e o filho mais novo atua lá, então não tenho dúvidas”, brincou. Outro componente que apimentará o clássico é o fato de que Thiago Motta, que foi pilar da equipe da Inter que faturou a Tríplice Coroa, em 2010, entrará em San Siro como técnico da arquirrival pela primeira vez. A recepção da Curva Nord e de toda a torcida nerazzurra ao ítalo-brasileiro é um dos momentos mais esperados da rodada. Será hostil ou indiferente?

Apesar de ter perdido sua invencibilidade na temporada, a Juventus é a única equipe que ainda não foi batida na Serie A – soma quatro empates e quatro vitórias. A Inter, por sua vez, é a segunda com mais triunfos no campeonato: cinco, um a menos que o Napoli. Considerando o retrospecto histórico do Derby d’Italia, a Velha Senhora tem 87 sucessos e é a rival que mais venceu a Beneamata pela competição – número que representa incríveis 13% de todas as derrotas dos nerazzurri no certame. Entretanto, os últimos seis clássicos pelo torneio registraram equilíbrio, com duas igualdades e dois êxitos para cada lado.

Vale destacar que o confronto colocará frente a frente times com filosofias bem diferentes de montagem de elenco. Enquanto os nerazzurri têm a maior média de idade do campeonato, com 29 anos e 255 dias, os bianconeri, com 24 anos e 252 dias, têm o segundo plantel mais jovem do certame, atrás apenas do Parma (24 anos e 77 dias). Uma senhora nada velha, portanto. A propósito de peças, os dois lados contarão com desfalques importantes: Acerbi, Çalhanoglu, Carlos Augusto e Buchanan, entre os mandantes; Bremer, Koopmeiners, Douglas Luiz, González e Milik, entre os visitantes.

Prováveis escalações

Inter: Sommer; Pavard, De Vrij, Bastoni; Darmian, Barella, Zielinski, Mkhitaryan, Dimarco; M. Thuram, Lautaro.

Juventus: Di Gregorio; Savona, Kalulu, Danilo, Cambiaso; Fagioli; Conceição, McKennie, K. Thuram, Yildiz; Vlahovic.

Este navegador no es compatible, por favor utilice otro o instale la app

video-poster

Fique de olho

Sábado, 26/10, 10h

Napoli x Lecce

Se a grande quantidade de jogos disputados pelas equipes que estão em competições continentais certamente representa uma distração em relação à Serie A, o Napoli de Antonio Conte pode aproveitar o foco total no campeonato. Com toda sua atenção voltada ao Italiano, o time azzurro tem um dos quatro melhores inícios de certame de sua história, atrás apenas dos desempenhos de 2017-18, 2021-22 e 2023-24, e manterá a liderança se conseguir se impor sobre um Lecce em crise, que está na zona de rebaixamento e levou 6 a 0 da Fiorentina no último fim de semana. De quebra, um resultado favorável no clássico entre Inter e Juventus pode fazer com que sua vantagem na ponta seja ampliada.

Para o jogo contra o Lecce, o Napoli deve contar com o retorno do goleiro Meret, que perdeu as últimas três rodadas por lesão e cedeu seu espaço para Caprile – que mostrou muita segurança e foi, inclusive, um dos melhores em campo contra o Empoli. Isso mostra a qualidade do elenco que Conte tem à disposição. Afinal, o também reserva David Neres, que ainda não começou uma partida sequer como titular, é um dos principais jogadores do time na temporada, com três assistências e um gol.

Pela Serie A, o Napoli está invicto há quatro jogos contra o Lecce, com duas vitórias e dois empates –, inclusive, sem ter sido vazado nos dois confrontos mais recentes. Entretanto, o Lecce está invicto há três visitas ao Diego Armando Maradona. Para tentar manter o bom retrospecto como visitante, o time salentino torce para que Conte poupe Lukaku, o que tem sido especulado pela imprensa italiana. Além de ser um dos destaques do bom começo de temporada dos azzurri, fazendo a torcida esquecer rapidamente de Osimhen, o belga já balançou as redes dos giallorossi três vezes em seis partidas. No geral, o centroavante partenopeo tem 99 participações em gols no campeonato e certamente está faminto pela centésima.

Imagen del artículo:Pela 9ª rodada da Serie A, Inter e Juventus fazem Derby d’Italia de olho no topo da tabela

Vlahovic é uma das esperanças da Juventus na visita à Inter (Getty)

Domingo, 27/10, 16h45

Fiorentina x Roma

Após um começo de campeonato lento, a Fiorentina parece ter entrado nos eixos e na briga por vagas europeias: com 13 pontos, ocupa a quinta posição na tabela, empatada com Atalanta, Lazio e Udinese. A Roma não está tão distante, com 10, mas não pode pensar em perder este confronto direto se quiser se manter neste pelotão da equilibrada Serie A. Vencer também teria o poder de dar uma esfriada na crise que a equipe está vivendo desde a troca de Daniele De Rossi por Ivan Juric, que não consegue convencer no comando dos giallorossi e ainda precisa administrar um elenco recheado de peças contestadas pela torcida.

Nas primeiras quatro rodadas da Serie A, a Fiorentina empatou três jogos e perdeu um. Desde então, as coisas mudaram e a equipe de Raffaele Palladino acumula uma sequência de quatro partidas de invencibilidade no certame, com três vitórias. Já a Roma, com apenas dois triunfos em oito jornadas, vive seu pior início de temporada desde 2010-11. No entanto, o grande equilíbrio da competição disfarça o baixo rendimento dos giallorossi, donos da 10ª posição e ainda próximos da zona de classificação para torneios europeus.

Demais jogos

Sexta, 25/10, 13h3o Udinese x Cagliari

Sexta, 25/10, 15h45 Como x Torino

Sábado, 26/10, 13h Bologna x Milan

Sábado, 26/10, 15h45 Atalanta x Verona

Domingo, 27/10, 8h30 Parma x Empoli

Domingo, 21/10, 11h Lazio x Genoa Monza x Venezia

Ver detalles de la publicación