Jogada10
·19 de noviembre de 2024
Jogada10
·19 de noviembre de 2024
A seleção de San Marino viveu um dia inesquecível nesta segunda-feira (18). A pior seleção do ranking da Fifa venceu, de virada, Liechtenstein por 3 a 1, fora de casa, e conquistou o acesso inédito para a Liga C da Liga das Nações da Uefa. Lorenzo Lazzari, Nicola Nanni e Alessandro Golinucci fizeram os gols da vitória samarinesa. Aron Sele marcou o único gol dos donos da casa.
O feito de San Marino é impressionante por si só, mas não para aí. Até o começo do ano, a seleção tinha apenas uma vitória em sua história. Só em 2024 venceu duas partidas e dobrou o número de triunfos no seu cartel. Curiosamente, Liechtenstein foi quem perdeu as três partidas para La Serenissima.
Além do acesso inédito, San Marino venceu pela primeira vez fora de casa, virou um jogo e fez três gols em uma partida. Na campanha, a seleção nunca tinha terminado uma competição com saldo de gols positivos e nunca havia terminado um torneio com mais vitórias do que derrotas.
Nicola Nanni também foi o primeiro jogador da seleção a fazer dois gols em duas partidas consecutivas, já que havia marcado contra Gibraltar, na rodada anterior. Inclusive, Nanni fez seu gol já nos acréscimos do segundo tempo e impediu o acesso gibraltino para garantir a vaga para San Marino.
Além de San Marino, a Moldávia também subiu da Liga D para a Liga C. Malta e Gibraltar vão disputar o play off contra os dois melhores últimos colocados da terceira divisão no mês de março.