AVANTE MEU TRICOLOR
·31 de marzo de 2025
Pressionado no São Paulo, Zubeldía segue filosofia de Alex Ferguson das ‘3 Ps’ para se manter no cargo ainda sonhando com título

AVANTE MEU TRICOLOR
·31 de marzo de 2025
Treinador do Tricolor vive mais uma turbulência dentro do clube (Foto: Erico Leonan/SPFC)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
Mal começou o Campeonato Brasileiro, e o técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, já vive talvez seu maior momento de pressão dentro do clube. E já foram algumas nesta ainda curta passagem do argentino pelo Morumbi.
Aeliminação sem grandes atuações no Paulistão, a baixa utilização dos jovens vindos da base e a péssima estreia no Brasileirão, quando ficou no 0 a 0 com o Sport no Morumbi, aumentaram as desconfianças e principalmente por pedidos de sua saída por grande parte da torcida tricolor.
Neste último sábado (29), os quase 38 mil torcedores presentes no estádio vaiaram o time no intervalo e após o fim da partida, também com muitos gritos de burro contra Zubeldía, além de cantos de protesto das torcidas organizadas.
Organizada essa que também rompeu de vez com o técnico argentino. Após gravar vídeocriticando os jogadores do São Paulo, Baby, líder da torcida Independente Tricolor também deu sua opinião pedindo a troca no comando.
Para ajudar a ebulição na panela de pressão tricolor,Dorival Júnior foi demitido da Seleção Brasileira, após péssimo trabalho e maior derrota do selecionado na história das Eliminatórias, para a Argentina.
O treinador, no entanto, tem prestígio por parte da cúpula do São Paulo, além também de torcedores. Outra ala já prefere um outro nome que não seja retomar com Dorival.
Em meio ao caos, Zubeldía concedeu entrevista àESPN, onde falou sobre a turbulência que vive no Tricolor e disse que segue a filosofia das ‘3 P’ do lendário Alex Ferguson, ex-treinador do Manchester United, para se manter no cargo ainda sonhando com um título pelo São Paulo.
“Há vezes no futebol que você precisa continuar insistindo. O (Alex) Ferguson dizia isso em um livro,dos três Ps: preparação, paciência e perseverança. Isso é algo que me ensinaram no futebol, de ser perseverante. Eu tive a possibilidade de sair campeão no meu primeiro ano como treinador, e depois passaram 15 anos para voltar a ser campeão como treinador principal. Então essas três palavras, principalmente a perseverança, são as que você tem que ter em mente”, iniciou Zuba.
“Não só eu, mas todos que trabalhamos no futebol. Isso que você está falando da Copa do Brasil muito acirrada e um gol define, da Libertadores, no jogo do outro dia contra o Palmeiras... O futebol me ensinou isso”.
“Sei que há uma urgência em todo o contexto, mas se alguém parar para pensar e analisar campeonato a campeonato, estivemos à altura em todos. Eu estou aqui à altura em todas as competições. O Brasileirão, como nós conhecemos, sabemos como é difícil estar entre os seis primeiros e chegar direto na fase de grupos da Libertadores”.
“Nós que estamos aqui sabemos o quão difícil é. Por isso falo,você precisa ter paciência, perseverança e preparação. Preparação porque a temporada é longa, a preparação tem que estar 100%, de todos, não só de mim”, completou Luis Zubeldía.