Zerozero
·6 de noviembre de 2024
Zerozero
·6 de noviembre de 2024
A primeira fase da II Divisão Feminina está a aproximar-se do fim e as decisões prestes a serem conhecidas. A quinta jornada, disputada no último fim de semana, já apurou algumas formações para a fase de subida, pelo que o leque de equipas que podem estar na Liga BPI em 2025/26 começa a ficar restrito.
A Norte, Gil Vicente e Rio Ave garantiram o direito a lutar pela ascensão à elite do futebol feminino nacional. As gilistas golearam o Boavista (0-7), com destaque para o bis de Maria Gaspar, e chegaram aos 13 pontos na tabela classificativa. Logo atrás, com menos um ponto, estão as vilacondenses, que bateram o Romariz Lousada por 4-1. Mafalda Marujo juntou mais dois à conta pessoal e já leva 11 golos no campeonato.
A equipa B do SC Braga e o Vitória SC também estão em posição privilegiada para aceder à fase de subida. As bracarenses não conseguiram garantir já esse objetivo, fruto de um empate (0-0) na receção ao SC Rio Tinto, e as vitorianas golearam o Tirsense (0-4) para igualar as rivais do Minho no terceiro lugar, com dez pontos.
No Sul está também tudo bem encaminhado para quatro equipas. O Sporting 'B' já está apurado para a segunda fase, fruto do empate resgatado nos descontos, na visita ao Amora FC (1-1). A formação do Serrado também está em boa posição, já que ocupa o terceiro lugar, com 11 pontos. Na segunda posição está o Fut. Benfica, que venceu o Atl. Ouriense por 2-0. A equipa B do Benfica também se perfila para aceder à fase de subida, depois de golear o Guia por 11-0.
Recorde-se que as equipas B, apesar de poderem disputar a fase de subida, não podem subir de divisão a menos que as equipas principais desçam.