MundoBola Flamengo
·30 de diciembre de 2024
MundoBola Flamengo
·30 de diciembre de 2024
2024 está chegando ao fim! Após um ano bastante movimentado (como sempre), o MundoBola Flamengo traz uma série de 12 matérias com a retrospectiva dos principais acontecimentos de cada mês do ano.
Após um setembro marcado pela lesão de Pedro durante treino da Seleção Brasileira, eliminação para o Peñarol na Copa Libertadores e demissão de Tite, chegou a hora de falar do décimo mês do ano.
O que se destacou no mês de outubro do Rubro-Negro foram: o começo de Filipe Luís como técnico do Flamengo, Varela presente em confusão causada por torcedores do Peñarol na Praia do Recreio e a volta por cima de Wesley com o Manto Sagrado.
O ex-lateral-esquerdo do Flamengo teve um começo de carreira como treinador meteórico. Filipe Luís assumiu o Sub-17 do Rubro-Negro em janeiro de 2024, conquistou a Copa Rio Sub-17 em junho e foi para o Sub-20 no mesmo mês, conquistando o Mundial sub-20 em agosto.
Após a demissão de Tite no final de setembro, Filipe Luís assumiu o comando técnico do time profissional e estreou poucos dias depois contra o Corinthians na Copa do Brasil.
Com um futebol intenso e ofensivo, o jovem treinador mostrou suas credenciais para o mundo todo. Com uma vitória por 1 a 0, os torcedores do Flamengo começaram a ver um futuro promissor com o ex-lateral.
Foto: Wagner Meier / Getty Images
Após a estreia, houve outra vitória convincente contra o Bahia por 2 a 0, contudo a primeira derrota veio na terceira partida, no clássico contra o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã.
Mas o começo não foi promissor à toa, depois do Fla-Flu, o Flamengo de Filipe Luís não perdeu mais no ano. Ainda em outubro, o Rubro-Negro conseguiu uma classificação heroica contra o Corinthians na Neo Química Arena pela Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, venceu o Juventude e empatou contra o Inter.
No dia 23 de outubro, a Praia do Recreio parecia um cenário de guerra por conta de torcedores do Peñarol, que vandalizaram quiosques, veículos, além de atacar civis e policiais militares.
Em meio a confusão, o lateral Varela foi ao local para tentar salvar amigos, que ligaram para o jogador para tentar tirá-los do tumulto. Contudo, policiais abordaram o atleta do Flamengo, o momento foi filmado e viralizou nas redes sociais, revoltando os torcedores.
No mesmo dia, Flamengo e Varela se posicionaram sobre o ocorrido. Marcos Braz, em entrevista à 'TNT Sports' amenizou a situação, dizendo que o atleta não se envolveu em nenhuma confusão.
“Quando ele estava parado, chegou a Polícia Militar, que pediu para que ele saísse do carro. Ele não estava fora do carro e em nenhum tipo de confusão. Estava no lugar errado, não deveria estar lá. Mas ele não estava fora do carro. Não estava em confraternização com torcedores do Peñarol ou em confusão”, disse o ex-VP de futebol do Flamengo.
A passagem de Wesley pelo Flamengo é marcada por mais pontos baixos do que altos. Atualmente o lateral-direito é peça crucial no Rubro-Negro, contudo, muitas críticas foram feitas ao atleta, principalmente de 2023 a 2024.
Em agosto, Wesley quase foi vendido para a Atalanta, da Itália, por aproximadamente 20 milhões de euros, mas o time italiano desistiu da contratação por conta de impasse na liberação do jogador.
Foto: Buda Mendes / Getty Images
A Atalanta esperou a documentação final, que chegou com horas de atraso e quando revisaram o documento, perceberam a existência de uma cláusula que indicava a viagem do jogador só no dia 26, logo, não concluíram a contratação.
Apesar de ter o seu sonho de jogar na Europa frustrado, Wesley não se abalou, melhorando consideravelmente seu desempenho nos jogos seguintes. Em setembro, contratou um fisioterapeuta particular e uma equipe de análise de desempenho para potencializar suas atuações.
Desde outubro com Filipe Luís, Wesley vive seu melhor momento no Flamengo, tendo uma participação ofensiva frequente e solidez na defesa rubro-negra. Terminou a temporada como um dos destaques da equipe, sendo eleito o melhor lateral-direito do Brasileirão e tendo nome vinculado a Seleção Brasileira para uma futura convocação.