Leonino
·6 de febrero de 2025
Ricardo Esgaio de saída do Sporting? Relação de amor e ódio aproxima-se do fim
![Imagen del artículo:Ricardo Esgaio de saída do Sporting? Relação de amor e ódio aproxima-se do fim](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fleonino.pt%2Fstorage%2Fmedia-items%2Fimages%2F2024%2F04%2FRicardo-Esgaio-Sporting.webp)
Leonino
·6 de febrero de 2025
tem sido, nos últimos dias, apontado à porta de saída do Sporting, ainda que o facto do clube ter atingido o limite de vagas de empréstimo tenha tornado mais complicado este cenário. Ao contrário do desejo de uma boa parte dos adeptos leoninos, o lateral poderá ficar, pelo menos, mais seis meses em Alvalade, o que prolongaria a relação de amor e ódio que tem existido desde julho de 2021, altura em que o jogador regressou à casa de partida, proveniente do Braga.
Foi, de resto, na Academia do Sporting que Ricardo Esgaio iniciou o seu percurso. Depois de uma passagem GD Nazarenos, clube da terra onde nasceu, a Nazaré, juntou-se às camadas jovens do emblema verde e branco, nas quais chegou a jogar como médio-ofensivo. Iniciou a época 2011/12 com a equipa principal, realizando três particulares, mas acabou por juntar-se à equipa B, na Segunda Liga, cuja estreia aconteceu em 2012. Em dezembro do mesmo ano, foi chamado pelo treinador belga Frank Vercauteren à equipa principal, para um jogo da Liga Europa, contra o Videoton FC, tendo feito assim a sua estreia em jogos oficiais.
A saída de Vercauteren e a chegada de Jesualdo Ferreira relegaram Esgaio para a equipa B uma vez mais e só na equipa seguinte este passou a fazer parte, de forma regular, do primeiro escalão. Entretanto, em 2015, integrou a seleção nacional sub-21 que participou no Europeu e que conseguiu chegar até à final, perdida depois diante da Suécia, nas grandes penalidades (3-4).
Na temporada 2016/2017, ao serviço de Jorge Jesus, realizou somente 14 partidas e não conseguiu impor o seu futebol, o que o levou a ser transferido para o Sporting de Braga. No Norte, foi-lhe confiada a braçadeira de capitão e venceu a Taça da Liga, em 2020, e a Taça de Portugal, um ano depois.
O regresso a Alvalade aconteceria em 2021. A transferência, levada a cabo por 5,5 milhões de euros, foi recebida com expetativa pelos adeptos do Sporting, até pelas exibições no emblema arsenalista, mas esta segunda passagem por Alvalade tem sido tudo menos linear. Apesar de ter sido utilizado em 138 jogos desde então (com dois golos e 15 assistências), nem sempre tem sido aplaudido a partir das bancadas por erros comprometedores e, esta temporada, Ricardo Esgaio começou por ficar de fora de grande parte dos primeiros encontros da época. Entretanto, voltou a somar minutos e, para já, leva nove partidas.