Leonino
·6 de abril de 2025
Rui Borges com motivos para sorrir: evolução de craque do Sporting impressiona

Leonino
·6 de abril de 2025
Rui Borges é um treinador feliz com a elevada qualidade demonstrada pelo atleta do Sporting, que soma milhares de minutos na temporada
|
Geovany Quenda é uma peça-chave na estratégia de Rui Borges para a equipa do Sporting. A polivalência do ala de 17 anos é uma das características mais apreciadas pelo treinador dos leões, que também procura explorar o potencial goleador do 'camisola 57' - que vai tentar estrear-se a marcar em Alvalade e tem o objetivo de atingir os cinco golos na temporada.
No final da vitória dos verdes e brancos frente ao Estrela da Amadora (3-0), no passado fim de semana, Rui Borges deixou rasgados elogios ao internacional sub-21 português - que marcou o segundo golos dos leões na Reboleira. O técnico considera que o canhoto “está um jogador muito diferente” e “cresceu muito”, sobretudo, pela exploração da versatilidade do seu jogo. "O Quenda está muito mais jogador porque sabe jogar por fora, mas agora também sabe jogar por dentro e à esquerda, o que o torna num jogador muito diferente. Se calhar foi vendido por causa disso...", acrescentou Rui Borges, recordando a venda do ala ao Chelsea, oficializada em março, por 52,1 milhões de euros - um valor que pode aumentar mediante o cumprimento de objetivos.
Na quinta-feira, depois do triunfo diante do Rio Ave (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o técnico leonino voltou a elogiar Geovany Quenda e abordou a sua progressiva adaptação ao corredor esquerdo: “Sei que à direita, é bom, com pé esquerdo, aceleração e fora-dentro, mas tenho de lhe dar a capacidade de falhar à esquerda e jogar à esquerda. No Chelsea vai jogar a extremo, não foi contratado para jogar a falso lateral, isso tenho a certeza". Recorde-se que, sob o comando de Ruben Amorim, Quenda era mais utilizado na ala direita, sendo agora opção frequente de Rui Borges no lado esquerdo do ataque.
Além da polivalência, Rui Borges também acredita na capacidade de finalização de Geovany Quenda. Apesar de somar apenas três golos na presente temporada, Quenda já foi o 'goleador de serviço' das equipas sub-17 e sub-23 do Sporting. Em 2022/23, nos juvenis, marcou 20 golos, em 33 jogos. Na época seguinte, foram nove finalizações certeiras, em 24 partidas, ao serviço da formação sub-23.
Ao que tudo indica, Quenda será novamente titular na receção ao Braga, marcada para as 20h45 da próxima segunda-feira, depois de ter sido suplente utilizado frente ao Rio Ave, na quinta-feira. Em 20 jogos realizados desde que chegou a Alvalade, Rui Borges lançou o jovem a titular em 17 ocasiões. No total da temporada, o prodíigo já soma 46 partidas e é o terceiro jogador do plantel com mais minutos de competição - apenas atrás de Viktor Gyokeres e Francisco Trincão.
En vivo