Leonino
·6 de febrero de 2025
Leonino
·6 de febrero de 2025
O Sporting impediu a saída de Afonso Moreira no mercado de transferências de janeiro. Segundo o jornal A Bola, os responsáveis dos leões receberam várias abordagens – a título definitivo e por empréstimo – pelo extremo, mas recusaram todas porque acreditam bastante no potencial do atleta. Uma dessas abordagens chegou da MLS e de uma cara bem conhecida dos adeptos verdes e brancos.
Em Alvalade, Rui Borges e a estrutura do futebol acreditam que Afonso Moreira pode seguir as pisadas de João Simões. É que, perante a maré de lesões que afeta o plantel do Sporting, o extremo formado nos leões pode aproveitar eventuais oportunidades que venham a surgir até ao final da temporada.
Caso tal não aconteça, Afonso Moreira irá continuar a trabalhar com a equipa principal e a dar o seu contributo na equipa B do Sporting, que iniciará a fase de subida à segunda liga, onde os desafios serão de maior exigência, mas que contribuirão para o crescimento do atleta de apenas 19 anos, que recentemente, frente ao Farense, foi a jogo pela turma de Rui Borges.
Afonso Moreira estreou-se na equipa principal do Sporting pelas mãos de Rúben Amorim. No início da temporada 2023/24, na receção ao Vizela, no dia 12 de agosto, o antigo técnico dos leões lançou o extremo para o lugar de Francisco Trincão. Ao longo dessa época, o miúdo da cantera leonina fez apenas mais dois jogos pelo plantel principal (Tondela, para a Taça de Portugal e Taça da Liga).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - leva 17 encontros: 10 na Liga 3, quatro na UEFA Youth League, dois na Premier League International Cup e um na Liga Portugal Betclic. Ao todo, nos 1.069 minutos, o extremo marcou seis golos e fez duas assistências, sendo uma das grandes figuras da equipa B leonina. O atleta de 19 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.