Coluna do Fla
·23 de mayo de 2025
Táchira avança à final do Venezuelano com antecedência e deve mudar planos para jogo contra o Flamengo na Libertadores

Coluna do Fla
·23 de mayo de 2025
Adversário do Flamengo na última rodada do Grupo C da Libertadores, o Deportivo Táchira (VEN) venceu a última partida antes da viagem ao Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (22), a equipe goleou o Carabobo (VEN) por 4 a 2, fora de casa, e se classificou à final do Campeonato Venezuelano com duas rodadas de antecedência. Desse modo, a equipe amarela e preta deve mandar força máxima para o Brasil, cenário diferente do que estava planejado.
Já eliminado da Copa Libertadores da América, o Táchira escalou time misto contra o Central Córdoba (ARG), na quinta rodada, para priorizar o Venezuelano. E a ideia era optar por reservas diante do Flamengo. Porém, com a vaga antecipada, os planos devem ser alterados.
Em conversa da equipe de reportagem do Coluna do Fla com jornalistas venezuelanos, não há mais motivo para o Táchira poupar jogadores no Maracanã. Afinal, o time abriu oito pontos de vantagem no quadrangular da liga local, e a final não será após o confronto com o Flamengo. Assim sendo, o time deve ser preservado nos duelos da competição nacional, antes da disputa da decisão.
1o Táchira – 12 pontos em 4 jogos 2o Carabobo – 4 pontos em 4 jogos 3o Puerto Cabello – 2 pontos em 3 jogos 4o Metropolitanos – 1 ponto em 3 jogos
A fase final do Campeonato Venezuelano é dividida em dois grupos de quatro times, com o primeiro de cada chave avançando a final. O Táchira, vencedor do Grupo B, aguarda a outra chave, que tem UCV (VEN) e Deportivo La Guaira (VEN) como favoritos.
O Deportivo Táchira cumprirá tabela no Campeonato Venezuelano contra Metropolitanos e Puerto Cabello, após o jogo contra o Flamengo, antes da decisão. Não haverá rodada no próximo fim de semana, por conta das eleições governamentais no país no domingo (25).
Mesmo jogando fora de casa, no Estádio Polideportivo Misael Delgado, o Táchira foi para cima com tudo e abriu o placar com Daniel Saggiomo, logo com 13 minutos. Posteriormente, o Carabobo empatou aos 17’, em pênalti convertido por Edson Tortolero.
Com 32 minutos, o Táchira voltou a ficar em vantagem, com Bryan Castillo. A vida do adversário do Flamengo ficou mais fácil com a expulsão de Gustavo González, ainda na etapa inicial. Depois do intervalo, Lucas Cano e Carlos Calzadilla deixaram o rival do Mengão na decisão, com Juan Sanchez (contra) fechando o marcador, afinal.