MundoBola Flamengo
·28 de diciembre de 2024
MundoBola Flamengo
·28 de diciembre de 2024
Com o elenco principal fazendo pré-temporada nos EUA, o Flamengo vai estrear no Estadual recheado de jovens da base. Mas será a oportunidade da vida de três desses garotos: Caio Garcia, Zé Welinton e Dyogo Alves. Isso porque os jogadores não podem mais jogar na base do clube.
O trio é da geração 2004 e está com a idade estourando. Em 2025, esses jogadores não poderão mais atuar na categoria Sub-20. Por isso, o Flamengo terá que tomar uma decisão, emprestando ou vendendo os atletas, ou mesmo aproveitando as peças na categoria profissional.
Nesse sentindo, o Campeonato Carioca aparece como a grande chance desses nomes. Caso consigam se destacar nos primeiros jogos do Estadual, Filipe Luís, que conhece bem a base, pode pedir a manutenção desses jogadores pensando em dar minutagem durante a temporada.
Além do trio, o clube possui outros quatro nomes com idade estourando e que não podem mais atuar na base em 2025. No entanto, nenhum deles aparece na listagem para jogar o início do Estadual. São eles: Darlan, Jean Carlos, Rodriguinho e Thiago Medeiros, que pertence ao Atlético-GO e está no clube por empréstimo.
Com Filipe Luís no comando do time profissional, dá para imaginar que ao menos dois deles sejam aproveitados. Dyogo Alves já vinha ficando no banco de reservas durante 2024, sendo a terceira opção para o gol rubro-negro, atrás de Rossi e Matheus Cunha. O jogador é um dos três goleiros que aquece antes das partidas e já faz parte do elenco principal. Falta ganhar mais minutos, o que pode acontecer em 2025, principalmente se for bem nos primeiros jogos do Cariocão. Seu contrato vai até dezembro de 2026.
Caio Garcia é volante e também está na lista para a estreia do Flamengo no Carioca. O jogador é um dos principais do Sub-20, marcando gol na final do Intercontinental da categoria, conquistada pelo Mengão sobre o Olympiacos. Filipe Luís conhece bem suas valências e pode dar oportunidades ao jogador que não poderá mais atuar pela base. A função o ajuda, já que Allan não goza de prestígio com os torcedores do Flamengo, e Erick Pulgar mostra desejo de deixar o Ninho do Urubu, abrindo caminho para um novo volante. Assim como o goleiro, Caio também tem contrato até dezembro de 2026.
O tempo de Zé Welinton é ainda mais curto. O lateral-esquerdo tem contrato até o final do ano, precisando mostrar futebol para permanecer no clube e tentar uma renovação contratual com mais urgência. Sua tarefa é ainda mais árdua, já que disputa posição com Alex Sandro e Ayrton Lucas. O Mengão possui dois jogadores de alto nível para a posição, o que limita a minutagem do atleta durante o ano. Isso faz com que o Cariocão seja ainda mais importante para Zé Welinton.
Laterais
Zagueiros