Território MLS
·4 de febrero de 2025
Território MLS
·4 de febrero de 2025
A presença de Lionel Messi segue transformando não apenas o Inter Miami, mas toda a Major League Soccer (MLS).
Segundo o mais recente ranking de valorização de franquias da Sportico para 2025, o clube da Flórida observou seu valor de mercado crescer 17% em um ano, saltando de US$ 1,02 bilhão para US$ 1,19 bilhão. Esse avanço coloca a equipe como a segunda mais valiosa da liga, atrás apenas do LAFC, que também registrou aumento, mas em menor proporção, em 11%.
(Após ranking divulgado pela Sportico, Inter Miami se consolida entre as três maiores franquias da MLS – Fonte: Instagram / @sportico)
O impacto do camisa 10 da seleção argentina fez o Inter Miami subir uma posição em relação ao ranking do ano anterior, ultrapassando concorrentes de peso e consolidando-se como uma potência financeira dentro da liga. O único time a registrar um crescimento percentual maior no período foi o New York City FC, que teve um aumento de 19% em seu valor de mercado.
A avaliação da Sportico leva em consideração fatores como valor de mercado da franquia, negócios relacionados ao clube e propriedades imobiliárias associadas. Esse crescimento exponencial reflete não apenas a presença de Messi em campo, mas também sua influência comercial, impulsionando a venda de ingressos, assinaturas de TV e patrocínios.
(Contar com o camisa 10 em seu elenco, fez com que a franquia ampliasse sua valorização em 11% do ano passado para cá – Fonte: Instagram / @intermiamicf)
Desde sua chegada ao Inter Miami em julho de 2023, Messi atraiu uma nova onda de fãs para a MLS, tanto nos Estados Unidos quanto ao redor do mundo. A liga registrou recordes em público total, média de torcedores por jogo, número de partidas esgotadas e vendas de ingressos para a temporada. O próprio Messi se tornou um dos principais rostos do futebol nos EUA, agregando valor à marca da MLS e elevando sua visibilidade global.
David Beckham, co-proprietário do Inter Miami e um dos grandes responsáveis pela vinda de Messi, destacou a importância desse movimento para o futebol no país. “Como dono do clube, quis fazer algo especial pelo esporte e também por este país, que sempre me deu muito carinho. Trazer Messi para inspirar uma nova geração de jogadores nos Estados Unidos era um dos nossos objetivos”, afirmou Beckham.
Independentemente do tempo que Messi ainda permanecerá na MLS, sua passagem já deixou marcas profundas dentro e fora dos gramados. Com eventos globais como o Mundial de Clubes da FIFA em 2025 e a Copa do Mundo em 2026 no horizonte, a presença do craque argentino no Inter Miami continua sendo um fator chave para o crescimento da liga nos próximos anos.