Papo na Colina
·9 de mayo de 2025
Vasco pode ter nova casa no Rio durante as obras de São Januário

Papo na Colina
·9 de mayo de 2025
Com as reformas previstas para o estádio de São Januário, o Vasco já começa a traçar planos para ter uma nova casa temporária. De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Flávio Dias no canal Atenção, Vascaínos, o clube carioca negocia uma possível parceria com a Portuguesa-RJ para utilizar o Estádio Luso-Brasileiro, localizado na Ilha do Governador, como sede provisória para seus jogos pelos próximos dois a três anos.
Atualmente, o Luso-Brasileiro tem capacidade para cerca de 12 mil pessoas, mas já existe um plano de ampliação em estudo. A ideia é construir novas arquibancadas de alvenaria, o que permitiria aumentar a capacidade do estádio para cerca de 20 mil lugares, se aproximando da atual lotação de São Januário.
Segundo Flávio Dias, as tratativas entre Vasco e Portuguesa-RJ já ocorrem nos bastidores, e a possibilidade de comercialização de naming rights do estádio também está sendo considerada. Essa venda ajudaria a financiar as melhorias estruturais necessárias para receber partidas com público maior, especialmente em competições como o Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
O Estádio Luso-Brasileiro – Foto: Junius/Wikipedia Commons
A relação entre o Club de Regatas Vasco da Gama e o Estádio Luso-Brasileiro não é recente. Um dos registros mais marcantes dessa história é a emblemática foto de Roberto Dinamite, tirada em 1977, quando o maior ídolo da história do clube cruzmaltino atravessou o corredor formado por torcedores em êxtase no estádio da Ilha do Governador.
A imagem, que simboliza a paixão da torcida vascaína e a idolatria ao craque, reforça os laços afetivos entre o clube e o local, que por diversas vezes acolheu o Gigante da Colina ao longo das décadas.
“Deus de calção e chuteira” – Foto: Ronaldo Theobald (Jornal do Brasil/15.5.1977
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News