Papo na Colina
·14 de noviembre de 2024
Papo na Colina
·14 de noviembre de 2024
Faltando apenas cinco jogos para o fim do Brasileirão, o Vasco tem um objetivo ambicioso: conquistar uma vaga na Libertadores de 2024. Atualmente na 9ª posição da tabela, com 43 pontos, o time de Rafael Paiva precisa de uma reta final quase perfeita para se manter nessa posição e alcançar o feito. A fase de grupos é um sonho distante, mas a Pré-Libertadores ainda é uma possibilidade viável para os vascaínos.
Com o atual cenário, o Vasco depende de uma combinação específica de resultados para aumentar suas chances de classificação. A ampliação das vagas para a Libertadores, caso o Cruzeiro vença a Sul-Americana e o campeão da Libertadores termine o Brasileirão no G-7, aumentaria as chances do clube carioca. Assim, o G-7 poderia se transformar em um G-9, facilitando o acesso do Vasco.
Para garantir a 9ª posição, o Vasco precisa somar ao menos 11 pontos nas últimas cinco rodadas, uma marca que alcançou apenas duas vezes na história do Brasileirão, em 2011 e 2015. Em 2011, o clube, comandado por Cristóvão Borges, chegou até o vice-campeonato, enquanto em 2015, sob Jorginho, lutou para escapar do rebaixamento, mas caiu para a Série B.
O Vasco terá pela frente uma sequência de jogos decisivos contra Internacional, Corinthians, Atlético-GO, Atlético-MG e Cuiabá. Esses adversários exigirão desempenho consistente e foco total para que o clube alcance a média histórica de 54 pontos necessária para garantir o 9º lugar. Além disso, o time precisará vencer jogos-chave, especialmente em casa, onde enfrenta o Internacional e o Atlético-MG.
O time de Rafael Paiva volta aos gramados no próximo dia 21, enfrentando o Internacional em São Januário. Com a torcida ao lado e as contas bem definidas, o Vasco precisa de uma arrancada final que relembre as campanhas de 2011 e 2015, mas com um final feliz desta vez. Se conseguir, poderá garantir um retorno à Libertadores, competição na qual o clube sonha em brilhar novamente.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News