Jogada10
·11 de enero de 2025
Jogada10
·11 de enero de 2025
O Flamengo encaminhou a contratação do atacante Juninho, do Qarabag, na última sexta-feira (10). O jogador chega com status de substituto de Gabigol para a temporada 2025 e terá a responsabilidade de fazer gols até a recuperação de Pedro, pelo menos. O Jogada10 apresenta as características principais do jogador.
Revelado pelo Athletico em 2015, Juninho foi utilizado como ponta pela esquerda e nos demais clubes em que foi emprestado no final da década passada: Portimonense, Vila Nova, Brasil de Pelotas, Figueirense e Novorizontino. Encontrou o seu melhor futebol, no entanto, como um atacante central de muita mobilidade.
Uma de suas melhores características é a capacidade de receber passes nas costas da defesa adversária. Além disso, é rápido e explosivo, o que consegue levar vantagem em ataques velozes. Juninho é destro, gosta de flutuar pela intermediária para atrair os defensores e gerar espaços.
Juninho se destaca pela agilidade em campo – Foto: Divulgação/Qarabağ FK
Além de auxiliar no ataque, Juninho também pode contribuir na parte defensiva, o que se encaixa perfeitamente no estilo de jogo de Filipe Luís. O atacante tem boa leitura para fechar linhas de passe e também auxilia com desenvoltura nas pressões pós-perda. É combativo.
Por ser rápido e veloz, ele também ajuda os laterais quando os pontas estiverem longe do setor no momento da recomposição. Em contrapartida, o brasileiro não é um jogador de muitos toques na bola. É mais objetivo e não arrisca muitos dribles.
Juninho somou 80 jogos pelo Qarabağ, tendo feito 42 gols e contribuído com quatro assistências, além de conquistar o Campeonato do Azerbeijão e da Taça do Azerbaijão em 2024. Apesar da boa média, o atacante não tem volume de gol considerável. Ele ainda pode aprimorar as finalizações para ajudar o clube. Recentemente, não teve boas atuações, mas seguiu como titular da equipe.
Por fim, o técnico Filipe Luís junto ao diretor José Boto buscam um jogador com características próximas de Gabigol, que tinha poder de conclusão aliado às jogadas rápidas e arranque. O ex-jogador do Fla se destacou especialmente na temporada histórica de 2019, quando conquistou a Libertadores e o Brasileirão. Lá, foi a melhor versão de Gabriel. Agora, a diretoria e comissão técnica, afinal, tentam recuperar aquele mesmo estilo e apostam em Juninho.
Diferentemente de Rodolfo Landim, a gestão de Luiz Eduardo Baptista tem adotado uma postura mais comedida no mercado – até pelas condições financeiras do clube. O novo departamento de futebol tem avaliado carências de forma pontual e feito um trabalho minucioso de scout. Além do atacante Juninho, o clube trabalha com a busca por um zagueiro após saída de Fabrício Bruno e um volante.