Jogada10
·4 de enero de 2025
Jogada10
·4 de enero de 2025
A expulsão de Vini Jr em Mestalla com cartão vermelho direto por uma agressão ao goleiro do Valencia, Dimitrevski, tomou conta das manchetes do futebol europeu na última sexta-feira (3), principalmente na Espanha. Mesmo assim, o brasileiro pode entrar em campo com a camisa do Real Madrid na próxima segunda-feira (6), pela quarta rodada da Copa do Rei, contra a Deportiva Minera, quando o clube merengue estreia na competição.
Isto porque ainda não se sabe quando o Comitê de Competição, responsável por decidir a punição pelo cartão vermelho, irá se reunir para tratar do assunto. Durante este sábado (4), especulou-se que o comitê poderia se reunir até domingo (5), mas, segundo informações da imprensa espanhola, a reunião deve ocorrer somente na próxima terça-feira (7). Até lá, o Real Madrid tem prazo para apresentar sua defesa.
Nesse cenário, Vini pode disputar a partida da Copa do Rei, já que, até aquele momento, não haverá uma punição oficial pelo cartão vermelho.
Contudo, o camisa 7 pode ter uma suspensão mínima de até quatro jogos, incluindo os da Supercopa. Porém, o Real Madrid espera que a punição seja de apenas dois jogos, referentes aos confrontos do Campeonato Espanhol contra Las Palmas e Real Valladolid.
A reunião na terça-feira segue o prazo previsto no Código Disciplinar, que garante aos clubes o direito de apresentar recursos. O artigo 26, que trata do processo de defesa, estabelece que o prazo termina às 14h (horário local) do segundo dia útil após o jogo. Para partidas realizadas fora de finais de semana, esse prazo fica reduzido para o próximo dia útil até o mesmo horário.
Neste caso, o sábado é considerado o primeiro dia útil. O segundo seria a segunda-feira, mas, devido a um feriado na Espanha, a entrega de recursos foi ajustada.