Leonino
·21 de febrero de 2025
Xandão: o central que marcou um golo histórico pelo Sporting

Leonino
·21 de febrero de 2025
Alexandre Luiz Reame, conhecido no mundo do futebol como Xandão, destacou-se como um defesa central muito alto (1,93m) com uma grande capacidade física. Nasceu a 23 de fevereiro de 1988 em Araçatuba, São Paulo, Brasil e demonstrava velocidade e uma boa leitura de jogo.
A sua carreira começou nos escalões de base do Guarani, sendo promovido à equipa principal em 2008, após um empréstimo ao Atlético Paranaense. Em 2009, teve uma curta passagem pelo Fluminense, mas foi no Grêmio Barueri que conseguiu relançar a sua carreira, destacando-se ao longo da época. O seu desempenho levou-o ao São Paulo, no gigante paulista, Xandão foi titular durante duas temporadas, somando cerca de 80 jogos. No entanto, a má campanha da equipa em 2011 resultou na sua saída.
No início de 2012, chegou ao Sporting com uma opção de compra a rondar os três milhões de euros. Inicialmente, teve dificuldades em ganhar ritmo, mas aproveitou a lesão de Oguchi Onyewu para conquistar um lugar na equipa. O ponto alto da sua passagem pelos leões aconteceu nos oitavos de final da Liga Europa, quando marcou um golo memorável de calcanhar frente ao Manchester City, garantindo uma vitória histórica por 1-0. .
Apesar do momento de glória, Xandão voltou a perder espaço na equipa quando Onyewu recuperou a titularidade. Na segunda época em Alvalade, alternou entre o banco e a titularidade, mas acabou por deixar o clube em fevereiro de 2013. O Sporting, em dificuldades financeiras, não exerceu a opção de compra, e Xandão seguiu para o Kuban Krasnodar, na Rússia, após 40 jogos e três golos de leão ao peito.
Depois de quatro épocas na Rússia, transferiu-se para o Anzhi, mas a sua passagem foi curta. Em 2017, mudou-se para Espanha para jogar no Sporting Gijón, onde teve poucas oportunidades. No início de 2018, seguiu para a Bélgica para representar o Cercle Brugge, onde conquistou a segunda divisão belga. No ano seguinte, regressou ao Brasil para jogar no Red Bull Brasil, vencendo o Campeonato Paulista do Interior.