Aliados de Augusto Melo acionam Justiça e contratam ex-ministro para tentar barrar impeachment | OneFootball

Aliados de Augusto Melo acionam Justiça e contratam ex-ministro para tentar barrar impeachment | OneFootball

Icon: Central do Timão

Central do Timão

·24 mai 2025

Aliados de Augusto Melo acionam Justiça e contratam ex-ministro para tentar barrar impeachment

Image de l'article :Aliados de Augusto Melo acionam Justiça e contratam ex-ministro para tentar barrar impeachment
  1. Por Fabio Luigi e Larissa Beppler | Redação da Central do Timão

A Justiça de São Paulo negou, nesta sexta-feira, 23, o pedido de liminar feito pelo conselheiro Roberto William Miguel, conhecido como “Libanês”, para suspender a votação do impeachment do presidente do Corinthians, marcada para esta segunda-feira, 26. A decisão foi assinada pela juíza Ana Carolina Vaz Pacheco de Castro, da 5ª Vara Cível do Tatuapé.

Na ação, o conselheiro alegou que a convocação do pleito violaria o estatuto do clube, apontando supostas falhas como ausência de notificação formal ao presidente, falta de prazo para defesa e ausência de parecer da Comissão de Ética. No entanto, a magistrada considerou que não há indícios de irregularidades que justifiquem a suspensão da votação.


Vidéos OneFootball


Image de l'article :Aliados de Augusto Melo acionam Justiça e contratam ex-ministro para tentar barrar impeachment

Foto: Rodrigo Oliveira/Central do Timão

“As alegações invocadas pelo requerente não encontram respaldo em nenhum indício de prova de que houve descumprimento das exigências estatutárias relativas à convocação e condução do processo de destituição do Presidente”, diz trecho da decisão.

A juíza também destacou que a própria Justiça já havia analisado um caso anterior, movido pelo próprio presidente Augusto Melo, em que se discutiam procedimentos semelhantes. Na ocasião, o pedido foi julgado improcedente, e a decisão foi mantida em instância superior. Segundo a magistrada, a nova assembleia apenas dá continuidade à reunião iniciada em 20 de janeiro, interrompida por questões de segurança.

Dentro desse contexto, considerando que já existe decisão reconhecendo a ausência de irregularidades no procedimento de destituição do Presidente da Diretoria do SCCP, que a reunião agendada para o próximo dia 26/05/2025 é continuidade da primeira realizada em 20/01/2025 e que a “ordem do dia” pautada na convocação para a próxima reunião obedece aos ditames do art. 107 do Estatuto da Associação acerca da tramitação do processo de destituição, indefiro o pedido de tutela de urgência formulado.”

Com a negativa da Justiça, até o momento, a votação do impeachment segue mantida para segunda-feira, no Parque São Jorge. O pedido de destituição que será analisado pelo Conselho Deliberativo (CD) está relacionado ao caso VaideBet, cujo inquérito policial levou ao indiciamento do mandatário e de outros dois ex-dirigentes do clube por furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Além da ação movida por Roberto William Miguel, outros dois aliados do presidente Augusto Melo, Marcos Ragazzi e José Trucilio Júnior, também ingressaram com um processo na 5ª Vara Cível do Tatuapé, solicitando em caráter liminar a suspensão imediata do processo de impeachment. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Tiago Salazar, da Gazeta Esportiva, e confirmada pela Central do Timão.

Ambos são associados do clube e optaram por reforçar a defesa jurídica com a contratação de José Eduardo Cardozo, um dos advogados mais renomados e caros do país. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, Cardozo foi presidente da Câmara Municipal de São Paulo, deputado federal, Ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff (2011–2016) e também atuou como Advogado-Geral da União. Ganhou notoriedade ao liderar a defesa da ex-presidenta durante o processo de impeachment que resultou na sua saída do cargo, em agosto de 2016.

Agora, foi substabelecido no processo para auxiliar na argumentação jurídica contra a continuidade do processo de impeachment no Corinthians. Marcos Ragazzi, um dos autores da ação, já ocupou o cargo de presidente da Comissão de Ética dos Associados, nomeado pelo próprio Augusto Melo. Posteriormente, deixou a função para assumir como assessor da atual diretoria.

Além das ações já protocoladas na 5ª Vara Cível do Tatuapé, o conselheiro Peterson Ruan Aiello de Couto Ramos apresentou, na última quinta-feira, 23, um pedido formal de afastamento de Romeu Tuma Júnior, presidente do CD, junto à Comissão de Ética e Disciplina do clube.

Enquanto aliados tentam barrar a votação no Judiciário e no clube paulista, o próprio Augusto Melo busca apoio em instâncias superiores. O presidente do Corinthians viajou a Brasília por duas vezes nos últimos dias, na tentativa de obter uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que possa suspender a votação marcada para esta segunda-feira. A estratégia foi confirmada pela defesa do presidente corinthiano.

Existem dois movimentos processuais em nome do presidente Augusto, ambos patrocinados por nós. Um tramita no Tribunal de Justiça e o outro está sendo encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, tratando de abusividades cometidas na reunião de janeiro, que foi suspensa e será retomada na segunda-feira“, afirmou Ricardo Cury durante entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, na Neo Química Arena.

Veja mais:

À propos de Publisher