Análise: São Paulo mostra muito pouco em novo empate e decepciona torcida em pleno Morumbis | OneFootball

Análise: São Paulo mostra muito pouco em novo empate e decepciona torcida em pleno Morumbis | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·3 mai 2025

Análise: São Paulo mostra muito pouco em novo empate e decepciona torcida em pleno Morumbis

Image de l'article :Análise: São Paulo mostra muito pouco em novo empate e decepciona torcida em pleno Morumbis

Por Thais Bueno

O São Paulo somou, na última sexta-feira, o seu sexto empate no Campeonato Brasileiro. Com direito a um pênalti desperdiçado por Ferreira, o Tricolor paulista mostrou pouco e apenas empatou em 0 a 0 contra o Fortaleza, no Morumbis, pela sétima rodada do torneio nacional.


Vidéos OneFootball


O técnico Luis Zubeldía tinha, ao todo, nove baixas para o confronto. Calleri, Arboleda, Oscar, Pablo Maia, Henrique, Igor Vinícius e Luiz Gustavo continuam entregues ao departamento médico, enquanto Enzo Díaz e Marcos Antônio cumpriram suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Dessa forma, o treinador precisou encontrar soluções para as dificuldades apresentadas pelo Tricolor. Bobadilla foi escalado no meio-campo e, por opção tática, Ferraresi saiu jogando na lateral direita na vaga de Cédric Soares. A decisão, entretanto, não foi das melhores.

O São Paulo fez um primeiro tempo muito abaixo no Morumbis, tanto individualmente como coletivamente. A defesa tricolor deixou os atacantes do Fortaleza atacarem os espaços em velocidade, especialmente em contra-ataques. Com apenas oito minutos de jogo, por exemplo, Wendell travou Breno Lopes no último instante e impediu o que poderia ter sido um gol do Leão do Pici.

O meio-campo também deixou a desejar, com poucas conexões com o ataque, erros de passe e muitas lacunas na marcação. Alisson, inclusive, parece ter sentido a sequência de 13 jogos como titular, e Bobadilla não conseguiu suprir a ausência de Marcos Antônio, que vive boa fase.

Os ataques do São Paulo, por sua vez, foram muito concentrados pelos lados do campo, com pouca criação pelo meio. Matheus Alves pouco pegou na bola e também não estava em noite inspirada. O Tricolor criou pouquíssimas oportunidades, o que também passou pela defesa bem postada do Fortaleza. A equipe da casa passava a impressão de que não tinha o senso de urgência necessário para buscar o gol.

No segundo tempo, o São Paulo voltou sem alterações, mas a conversa no vestiário parece ter surtido efeito, já que o time mostrou uma mudança de postura. Logo no primeiro minuto, o Tricolor criou uma boa chance e Lucas Ferreira ficou cara a cara com João Ricardo, mas o goleiro levou a melhor no lance.

Com 15 minutos, em um dos poucos contra-ataques que encontrou, o São Paulo conseguiu um pênalti após boa combinação de André Silva e Ferreira. Era tudo que o time queria: uma oportunidade claríssima de gol. O camisa 11, que estava mal na partida, pegou a bola e foi para a cobrança, mas desperdiçou e, com isso, a moral do time foi por água abaixo.

Este foi, vale lembrar, o segundo pênalti perdido pelo São Paulo no Campeonato Brasileiro – o primeiro foi de Calleri contra o Sport, na primeira rodada, em outro empate sem gols. Caso as cobranças tivessem sido convertidas, o Tricolor, quem sabe, poderia ter quatro pontos a mais do que tem hoje.

Depois do pênalti perdido, Zubeldía até tentou mudar. Promoveu as entradas de Lucas – que voltou de lesão após quase dois meses – e Luciano, mas elas não surtiram efeito. O ritmo imposto pela equipe no início da etapa final caiu bastante e o Fortaleza teve facilidade para retomar a posse e controlar o empate.

Um ponto positivo do empate desta sexta-feira foi a postura do sistema defensivo do São Paulo. A defesa, é verdade, levou muitas bolas nas costas e sofreu com a velocidade do Fortaleza, mas conseguiu manter a ‘baliza a zero’. Além disso, os zagueiros não perderam quase nenhuma bola aérea, e Rafael foi pouco exigido ao longo dos 90 minutos.

Com o resultado, o São Paulo somou seu sexto empate no Brasileirão, mas apesar disso, se manteve invicto no torneio. O Tricolor paulista alcançou os nove pontos e figura na oitava colocação, mas pode perder posições com o decorrer da rodada, que foi aberta nesta sexta-feira.

O Tricolor, agora, volta suas atenções para a disputa da Copa Libertadores. Nesta terça-feira, a equipe são-paulina visita o Alianza Lima, do Peru, a partir das 19h (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva, pela quarta rodada do Grupo D do torneio continental.

À propos de Publisher