Bap se reúne com futuro presidente da CBF para debater mudanças no futebol | OneFootball

Bap se reúne com futuro presidente da CBF para debater mudanças no futebol | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·20 mai 2025

Bap se reúne com futuro presidente da CBF para debater mudanças no futebol

Image de l'article :Bap se reúne com futuro presidente da CBF para debater mudanças no futebol

Com a Confederação Brasileira de Futebol muito perto de ter um novo presidente eleito, na figura de Samir Xaud, o Flamengo também se mexe sobre as mudanças que vê como necessárias para o futebol brasileiro.

Cartola da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud é candidato único, o que torna a eleição mera formalidade. O dirigente tem apoio de 25 das 27 federações e dez clubes, o suficiente para se eleger.


Vidéos OneFootball


Desta forma, o presidente Luiz Eduardo Baptista se reuniu com Xaud no último domingo (18), em um jantar, para ouvir e também passar ideias sobre o futebol brasileiro. A informação é do jornalista Venê Casagrande.

No papo, Xaud teria ouvido as preocupações de Bap e deixou claro que pretende ter união com os clubes ao longo do mandato. A ideia é também se abrir para sugestões sobre mudanças na própria entidade.

De forma informal, Samir Xaud também se comprometeu com Bap a trabalhar em um maior equilíbrio nos critérios de votação, que dão maior peso aos votos das federações.

De acordo com as regras da CBF, os votos das federações tem peso 3. Os clubes da Série A votam com peso 2, enquanto os da Série B têm peso 1.

É exatamente por isso que Xaud angariou apoio suficiente para garantir o posto, já que conseguiu 25 das 27 federações estaduais do país. O dirigente ficou pendente do apoio de alguns clubes, mas conseguiu chegar a dez com as adições de Vasco, Palmeiras e Botafogo.

Os clubes que integram a Libra e a LFU — com exceção do Palmeiras — divulgaram na última segunda-feira um comunicado em que pedem à CBF mudanças no futebol brasileiro. Entre elas, está justamente esse critério do pleito eleitoral. O encontro entre Bap e Samir Xaud já havia acontecido.

Porém, outras alterações também foram propostas, como fair play financeiro, investimento nos times de divisões inferiores e femininos, formatação do calendário, criação da Liga e principalmente mais poder aos clubes.

Enquanto lida com as questões da CBF nos bastidores, o Flamengo se prepara para entrar em campo nesta quarta-feira, contra o Botafogo-PB. Pela terceira fase da Copa do Brasil, os times disputam uma vaga nas oitavas de final a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

À propos de Publisher