Manchester City F.C.
·9 novembre 2024
Manchester City F.C.
·9 novembre 2024
Erling Haaland abre o placar para o City no primeiro tempo, mas time sofre a virada na etapa final e conhece sua segunda derrota seguida na Premier League 2024/25.
Com os desfalques de Rúben Dias, John Stones, Jack Grealish e Jeremy Doku, Pep Guardiola fez duas mudanças em relação ao time que perdeu para o Sporting na última terça-feira. Kyle Walker e Gundogan começaram como titulares, nas vagas de Akanji e Bernardo Silva, em uma noite gelada no Amex Stadium, com 10ºC na cidade de Brighton.
E precisando do resultado para se recuperar na temporada, após três derrotas seguidas em três competições diferentes, o City, com seu 3º uniforme, começou tomando a iniciativa mesmo na casa do adversário. Com seis minutos de jogo, os números apontavam 90% de posse de bola para os comandados de Pep Guardiola, enquanto o Brighton entregava a bola para o Manchester City e apostava nos contra-ataques.
Mesmo com a superioridade e maior presença no campo de ataque, o City apresentava dificuldades para criar oportunidades de gol, contra uma defesa bem postada do Brighton e bem armada pelo técnico Fabian Hurzeler. A primeira chance surgiu aos 14 minutos. Kovacic disparou e deu bom passe para Savinho, que saiu cara a cara com o goleiro Verbruggen. O camisa 26 bateu de esquerda, mas o arqueiro do Brighton cresceu e evitou o que seria o primeiro gol do atacante brasileiro com a camisa do City.
Melhor em campo, o City logo encontrou o caminho da rede. Aos 23 minutos, novamente Mateo Kovacic apareceu bem na faixa central do campo e lançou Erling Haaland em profundidade. O camisa 09 invadiu a área, finalizou, Verbruggen defendeu, mas o próprio Haaland conferiu no rebote e completou de perna direita para estufar as redes e abrir o placar para o City no Amex Stadium. O 12º gol de Erling Haaland em 11 rodadas no campeonato inglês.
Dois minutos depois, quase o segundo do City na partida. Em rápido contra-ataque, Gundogan tocou para Phil Foden, que encontrou Erling Haaland já dentro da área. O centroavante norueguês partiu para cima da marcação, driblou o defensor e chutou de perna direita, mas o goleiro do Brighton salvou com os pés e impediu o segundo gol do artilheiro da Premier League no confronto.
Buscando a reação, o Brighton quase empatou o duelo aos 35 minutos. Mitoma fez boa jogada e passou para o equatoriano Estupinan, que invadiu a área e bateu colocado. Com Ederson praticamente vencido, Gvardiol deslizou de forma corajosa e bloqueou a finalização, evitando o gol dos donos da casa no Amex Stadium, na melhor chance do Brighton até então na etapa inicial.
No final do 1º tempo, os anfitriões ensaiaram uma pressão, mas o City, bem organizado defensivamente, não sofreu maiores sustos. Fim de papo nos primeiros 45 minutos e vitória parcial dos Blues no Amex Stadium.
A primeira chance da etapa final foi dos donos da casa. Estupinan foi até a linha de fundo e colocou ótimo cruzamento na área dos Blues. Hinshelwood subiu mais alto que todo a defesa e cabeceou livre de marcação, mas Ederson estava lá para fazer ótima defesa à queima-roupa e manter o City à frente no placar.
Aos 55, a resposta do City. Erling Haaland apareceu livre pelo lado esquerdo e viu Savinho entrando à vontade na área. O camisa 09 deu ótima passe, mas a zaga do Brighton afastou para escanteio quando Savinho estava pronto para completar o cruzamento e anotar o 2º do City no duelo.
Aos poucos, o jogo foi ficando lá e cá, com o Brighton apostando suas fichas nos cruzamentos pela linha de fundo, enquanto o City rondava a área e tinha espaço principalmente pelos lados, com Savinho pela direta e Matheus Nunes pela esquerda.
Aos 67 minutos, novamente Ederson foi exigido e fez sua parte. O japonês Mitoma apareceu livre na área, mas o goleiro brasileiro saiu com agilidade para impedir a finalização. Na sequência, o também brasileiro João Pedro surgiu nas costas de Kyle Walker, ficou frente a frente com Ederson, mas chutou para fora.
Aos 70, a primeira alteração de Pep Guardiola, com a entrada de Bernardo Silva na vaga de Ilkay Gundogan, para ganhar mais consistência e controle do meio de campo. Aos 73 minutos, foi vez do técnico catalão chamar o belga Kevin De Bruyne, que entrou no lugar do brasileiro Savinho.
Melhor em campo àquela altura, o empate do Brighton parecia questão de tempo, e se concretizou aos 77 minutos. Mitoma colocou bola na área, Welbeck dividiu com Rico Lewis e a bola sobrou limpa para o brasileiro João Pedro, que bateu na saída de Ederson, sem chance de defesa para o arqueiro do City.
Sentindo o bom momento, o Brighton foi para cima e virou aos 83 minutos. João Pedro recebeu pertio da meia-lua e deu ótima assistência para O'Riley, que bateu seco, rasteiro, para marcar o 2º do Brighton na partida e explodir de alegria o Amex Stadium.
Aos 88 minutos, o City voltou a assustar, em finalização de Kevin de Bruyne de fora da área, que passou rente à trave do goleiro Verbruggen. Com nove minutos de acréscimos, os Blues foram para cima e quase empataram com Foden aos 91 minutos, mas o camisa 47 viu sua tentativa ir para fora.
Na base do abafa, o City foi encurralando o Brighton na busca pelo empate. Aos 95, Kyle Walker fez ótima cruzamento e Josko Gvardiol apareceu como um raio, cabeceando firma, mas a bola caprichosamente passou à esquerda da meta do Brighton.
Apesar da pressão, os Blues não conseguiram balançar as redes do Brighton e amargaram a 2ª derrota seguida na Premier League 2024/25.
Com a derrota, a 2ª seguida na Premier League, o City estaciona na vice-liderança, com 23 pontos em 11 partidas, e pode ver o Liverpool, com 25 pontos, se distanciar um pouco. Os Reds enfrentam o Aston Villa em Anfield, ainda neste sábado.
Agora, o City tem duas semanas de descanso, graças à Data Fifa de novembro. É a oportunidade para que jogadores importantes, como Jack Grealish, Rúben Dias e John Stones, se recuperem de suas lesões e voltem 100% para o duelo contra o Tottenham, próximo compromisso dos Blues, pela 12ª rodada da Premier League. A bola rola no dia 23/11, sábado, no Etihad, às 17h30 (Portugal), 14h30 (Brasil).
BRIGHTON: Verbruggen, Veltman, Van Hecke, Igor Julio, Estupinan, Hinshelwood, Ayari, Mitoma, Georginio, Adingra e Welbeck.
Reservas: Steele, Gruda, Pedro, Enciso, Moder, Baleba, Wieffer, Ferguson e O'Riley.
CITY: Ederson, Lewis, Walker (C), Simpson-Pusey, Gvardiol, Kovacic, Gundogan, Savinho, Foden, Nunes e Haaland.
Reservas: Ortega Moreno, Ake, De Bruyne, Bernardo, Akanji, Wright, O'Reilly, McAtee e Wilson-Esbrand.