Manchester City F.C.
·30 octobre 2024
Manchester City F.C.
·30 octobre 2024
Time de Pep Guardiola sofre com lesões, toma dois gols antes dos 30 minutos, desconta com Matheus Nunes no fim do 1º tempo, mas perde por 2 a 1 e se despede da Copa da Liga (Carabao Cup).
Com o calendário apertado com jogos importantes da Premier League e da Champions League antes da pausa internacional de novembro, Pep Guardiola fez seis alterações na equipe titular. Ortega Moreno, Stones, Ake, McAtee, Gundogan e O’Reilly entraram nas vagas de Ederson, Gvardiol, Dias, Kovacic, Bernardo Silva e Erling Haaland.
Porém, de última hora, o City foi forçado a mexer na equipe antes mesmo do apito inicial. Akanji sentiu uma lesão no aquecimento e deu lugar ao português Rúben Dias. E em uma noite fria em Londres, com 12ºC, o Tottenham começou quente. Aos quatro minutos, em rápido contra-ataque, Kulusevski deu ótimo passe em profundidade para Timo Werner. O centroavante alemão não titubeou, encheu o pé de primeira e não deu chances a Stefan Ortega. Placar aberto no Tottenham Stadium, para festa da torcida mandante.
Aos 12 minutos, o holandês Van de Ven, camisa 37 dos Spurs, foi substituído pelo italiano Udogie após sentir um problema na coxa. Logo depois, um passe errado de Gundogan, ainda no campo de defesa, quase fez o Tottenham ampliar o placar, mas a finalização de Timo Werner saiu fraca, facilitando a defesa de Stefan Ortega. Aos 20, outra oportunidade para os donos da casa, em jogada ensaiada de escanteio. O chute de Kulusevski, no entanto, subiu muito, sem levar perigo para a meta do City.
Melhor em campo, o segundo gol do Tottenham não demorou a sair. Aos 25, novamente em jogada trabalhada após cobrança de escanteio, Kulusevski rolou na entrada da área para Pape Sarr, que bateu muito bem na bola, no cantinho. Stefan Ortega até tentou, mas nada pôde fazer para impedir um belo gol no Tottenham Hotspur Stadium. Dois a zero para os anfitriões, contra um City que até tinha a bola, mas pouco ameaçava o goleiro Guglielmo Vicario.
Aos 30 minutos, a primeira finalização da equipe de Pep Guardiola, em cobrança de falta de Ilkay Gundogan, que passou por cima do travessão. Seis minutos depois, quase o primeiro gol do Manchester City. Rico Lewis invadiu a área, fez fila na marcação e tocou para Phil Foden, mas o chute do camisa 47 foi bloqueado pela marcação do time da casa. Na sequência, Savinho, buscando seu primeiro gol com a camisa do City, recebeu na entrada área e tentou um chute colocado de perna esquerda, mas a finalização saiu à direita do gol dos Spurs.
Crescendo de produção no final do 1º tempo, o City quase descontou com Phil Foden. O camisa 47 recebeu ótima bola por elevação, de Matheus Nunes, e bateu de primeira, mas a bola subiu um pouco mais do que deveria. Logo depois, o mesmo Foden teve nova oportunidade em cobrança de falta da entrada da área. O chute de perna esquerda, porém, foi para fora, por cima da meta do goleiro Vicario.
E de tanto insistir, o City descontou no apagar das luzes da etapa inicial. Savinho partiu para cima da marcação, pedalou e cruzou na medida para Matheus Nunes, que chutou de primeira, para o fundo das redes do Tottenham, no último lance da primeira etapa em Londres!
Assim que a etapa final começou, o City continuou a pressão em cima do Tottenham. Guardiola promoveu duas substituições no intervalo, com as entradas de Kovacic e Gvardiol nas vagas de Gundogan e Rúben Dias. Aos 48 minutos, por pouco não saiu o empate no Tottenham Stadium. Savinho recebeu fora da área, arriscou de perna esquerda, mas mandou para fora, assustando os torcedores do Spurs.
Aos 51 minutos, os Spurs tiveram a chance de matar o confronto. Timo Werner disparou sozinho em nosso campo de defesa, carregou e saiu cara a cara com o goleiro Stefan Ortega. O alemão teve tempo para olhar, pensar, mas finalizou para fora, frustrando a torcida que praticamente já comemorava o terceiro gol do Tottenham. Exposto em campo, o City novamente foi ameaçado aos 54 minutos, mas Ortega salvou uma difícil finalização de perna esquerda de Kulusevski.
Sentindo a necessidade de refrescar a equipe, Guardiola colocou Bernardo Silva em campo aos 57 minutos, no lugar de Phil Foden. Porém, um balde de água fria veio logo em seguida. O brasileiro Savinho, um dos destaques no Tottenham Stadium, sentiu uma lesão após jogada de linha de fundo e precisou ser substituído por Jacob Wright, das categorias de base do clube. Chorando muito, Savinho foi carregado de maca e passará por avaliação do departamento médico do City para saber a gravidade da lesão.
Aos 68 minutos, Jacob Wright quase fez um golaço em Londres. Bernardo Silva roubou a bola e encontrou o camisa 56 bem posicionado. Wright dominou e colocou com carinho no canto, mas a bola teimosamente saiu à esquerda do goleiro Vicario. Dez minutos depois, novamente a dupla Bernardo e Jacob apareceu com perigo. O português pegou rebote já dentro da área e cruzou na confusão, mas o chute de Wright saiu sem direção, no que poderia ter sido o empate do City em Londres.
E em um jogo aberto e com muitas chances de gol, os Spurs mais uma vez desperdiçaram a oportunidade de selar a classificação às quartas de final da Copa da Liga aos 82 minutos. Gvardiol bateu cobrança de lateral, John Stones não alcançou e o brasileiro Richarlison saiu cara a cara com Stefan Ortega, que fechou o ângulo e salvou o terceiro gol do Tottenham naquele momento.
Pouco depois, por muito pouco O’Reilly não empatou o confronto para o Manchester City. Em cobrança de escanteio, Vicario saiu mal e a bola sobrou para O’Reilly, que bateu firme de primeira, mas Bissouma estava lá para salvar em cima da linha e evitar o 2 a 2 no placar. Nos seis minutos de acréscimos, o City até tentou, chegou a finalizar com perigo por meio de Jacob Wright, mas não foi o suficiente para impedir a derrota e a eliminação na Copa da Liga.
Com o revés, o City se despede da Copa da Liga inglesa nas oitavas de final. O calendário, contudo, continua movimentado, com as disputas da Premier League, Copa da Inglaterra e da Champions League em 2024/25.
No sábado, o City inicia os trabalhos do mês de novembro, com uma viagem ao Sudoeste da Inglaterra para enfrentar o Bournemouth, em confronto válido pela 10ª rodada da Premier League. Os Blues lideram o campeonato inglês com 23 pontos em nove partidas, enquanto nosso próximo adversário ocupa atualmente a 11º colocação, com 12 pontos somados em nove jogos.
TOTTENHAM: Vicario, Gray, Romero, Van de Ven, Dragusin, Sarr, Bentancur, Kulusevski, Johnson, Solanke e Werner.
Reservas: Forster, Porro, Davies, Udogie, Bissouma, Bergvall, Maddison, Moore e Richarlison.
CITY: Ortega Moreno, Lewis, Stones, Dias, Ake, Gundogan (C), McAtee, O’Reilly, Savinho, Nunes e Foden.