Com boicote do Flamengo e mais clubes, Samir Xaud é eleito presidente da CBF | OneFootball

Com boicote do Flamengo e mais clubes, Samir Xaud é eleito presidente da CBF | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·25 mai 2025

Com boicote do Flamengo e mais clubes, Samir Xaud é eleito presidente da CBF

Image de l'article :Com boicote do Flamengo e mais clubes, Samir Xaud é eleito presidente da CBF

Samir Xaud é o novo presidente da CBF. A eleição que confirmou o dirigente de Roraima no comando da confederação que controla o futebol brasileiro aconteceu neste domingo (25), na sede da entidade, e ficou marcada pelo boicote promovido pelo Flamengo e outros 19 clubes.

Candidato único, pois as alianças pré-pelito inviabilizaram oposição, Samir não conseguiu todos os votos entre os presentes na eleição. Os 46 eleitores, 26 federações e 20 representes de clubes, representam 108 votos possíveis (Federações possuem peso 3). Mas o dirigente foi eleito com 103 votos.


Vidéos OneFootball


A maioria dos clubes formou uma união para apoiar a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista. Apoio que não significou muito, já que as federações possuem peso três na hora da votação e apoiaram Samir Xaud.

Assim, 21 clubes, entre eles o Flamengo, assinaram um manifesto dizendo que não iriam à eleição. Cruzeiro e Santos estavam no grupo que prometeu o boicote, mas compareceram, enquanto Red Bull Bragantino e Ferroviária afirmaram que estariam presentes e não foram. A única federação que não enviou representante foi a paulista.

Eleição de Samir Xaud

Clubes que boicotaram a votação:

  1. Série A: Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, São Paulo e Sport 
  2. Série B: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo de Ribeirão Preto, Chapecoense, Coritiba, Cuiabá, Ferroviária, Goiás e Novorizontino

Clubes que compareceram

  1. Série A: Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória
  2. Série B: Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda

Vice da CBF admite necessidade de diálogo com os clubes

O pleito também elegeu oito vice-presidentes para a CBF. São eles: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

Ricardo Paul concedeu entrevista para falar sobre a decisão dos clubes. Ele reconheceu a necessidade dos clubes se posicionarem depois de cobranças após Ednaldo Rodrigues ser eleito de forma unanime, pelito posteriormente anulado na Justiça, e destacou que essa aproximação é um dos trabalhos a ser feito pela nova diretoria.

"Eu vim de clube, então eu entendo a posição deles. Os clubes foram muito cobrados naquela primeira reunião que foi o unânime (eleição de Ednaldo). Teve aquela questão do presidente do Sport que foi reclamar de um pênalti. 'Você não votou por unanimidade? Você não pode reclamar'. O que aliás é uma lógica perversa, mas acontece", disse, antes de completar:

"Então a gente tem que ter essa compreensão que o movimento dos clubes é legítimo. E, como a nossa proposta desse grupo é também muito verdadeira, no sentido de construir em conjunto. Eu não tenho dúvida que vão estar sentados na mesa também, protagonizando conosco a mudança do futebol brasileiro. Esse protagonismo dos clubes é algo que nós também queremos e desejamos. Então, acho que com o tempo isso vai ser normalizado."

À propos de Publisher