Coluna do Fla
·1 avril 2025
Conmebol copia Brasileirão e anuncia regra contra cera de goleiros na Libertadores

Coluna do Fla
·1 avril 2025
Depois do Brasileirão, agora é a vez da Conmebol anunciar a implementação da regra dos oito segundos para os goleiros. Assim sendo, nos jogos de Libertadores e Sul-Americana, caso os arqueiros passem além do tempo permitido com a bola na mão, será marcado escanteio. Os torneios da entidade continental têm início nesta terça-feira (01).
“A partir de agora, os goleiros poderão ficar com a bola por no máximo oito segundos. Caso excedam esse tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário. Esta nova regra visa acelerar o jogo e evitar atrasos desnecessários”, publicou a Conmebol.
Na antiga regra, com a demora, ocorria tiro livre indireto de onde o goleiro cometesse a infração. Ou seja, dentro da área. Porém, a falta era raramente marcada pelos árbitros. Com a pena mais branda, no caso, o escanteio, a ideia da FIFA é que mais lances sejam apitados, e que ocorra menos cera no campo.
Quando faltarem cinco segundos para o fim do período, o árbitro deverá levantar uma mão e fazer a contagem regressiva. Importante destacar que os segundos só valem após o goleiro ter controle total da bola, até mesmo deitado. Por exemplo: em uma defesa em dois tempos, os segundos começam a valer no momento do encaixe.
Novidade também no Brasileirão, a regra não obteve êxito na primeira rodada. No jogo do Flamengo, por exemplo, Rochet, do Internacional, ficou com a bola na mão por 17 segundos aos 45 minutos da etapa inicial. Anthoni, que entrou no lugar do uruguaio, fez pior e teve a posse por 20’’ nos acréscimos do segundo tempo.
Com novas regras contra a cera, o Flamengo enfrenta o Deportivo Táchira (VEN) nesta quinta-feira (03), na Venezuela. Assim sendo, a bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristobal. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.