
Gazeta Esportiva.com
·27 février 2025
Corinthians sofre, mas vence UCV com gol de Yuri Alberto no fim e avança na Libertadores

Gazeta Esportiva.com
·27 février 2025
O Corinthians está classificado para a terceira fase da Copa Libertadores de 2025. O Timão sofreu, mas foi salvo por Yuri Alberto nos minutos finais e venceu a Universidad Central-VEN nesta quarta-feira, por 3 a 2, na Neo Química Arena, garantindo sua vaga na terceira fase da competição continental.
Na ida, em Caracas, os times haviam ficado no empate por 1 a 1. O agregado, portanto, ficou em 4 a 3 para os paulistas.
O adversário da equipe do Parque São Jorge na próxima fase será o Barcelona de Guayaquil, que venceu o confronto com o El Nacional. O Corinthians, por estar melhor colocado no ranking da Conmebol, joga como mandante na volta. As partidas estão previstas para os dias 5 e 12 de março.
O Timão tem mais uma decisão pela frente. No domingo, a equipe de Ramón Díaz mede forças com o Mirassol, na Neo Química Arena, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O embate, que será definido em jogo único, está agendado para as 18h30 (de Brasília).
O jogo
O Corinthians iniciou a partida em ritmo acelerado e abriu o placar logo aos dois minutos. José Martínez recebeu no lado direito, invadiu a área e cruzou para Yuri Alberto, que só completou para o fundo das redes.
A euforia levou dois minutos para acabar. Aos quatro, a UCV deixou tudo igual e jogou um balde de água fria no Timão. João Pedro Tchoca tinha o domínio da bola, mas afastou mal e viu o rival trabalhar a bola até ela chegar em Zapata. Ele deu um passe na medida para Juan Cuesta, que só teve o trabalho de chutar para o gol vazio.
Memphis Depay desperdiçou uma grande chance de colocar os mandantes em vantagem aos 20 minutos. Matheus Bidu chegou pela esquerda e tocou para o holandês, que acabou furando na pequena área. Aos 31, foi a vez de Matheuzinho carregar pela direita e finalizar por cima do gol, com perigo.
A Universidad Central voltou a assustar o Corinthians aos 34 minutos. Zapata recebeu cruzamento de Cuesta e cabeceou firme, mas parou em boa defesa de Hugo Souza.
O Timão abriu nova vantagem aos 39. Memphis Depay foi acionado na entrada da área, girou e tocou para Matheus Bidu, que tocou na saída do goleiro e marcou o segundo da equipe alvinegra. A UCV, no entanto, resistiu e empatou aos 44 minutos. Hugo Souza saiu mal em cobrança de escanteio dos venezuelanos e viu Adrián Martínez completar de cabeça para as redes. Clima tenso em Itaquera.
Segundo tempo
Pressionado pelo resultado, o Corinthians voltou ligado do intervalo e chegou com perigo aos quatro minutos. Matheus Bidu conduziu pela esquerda e cruzou para Memphis, que encheu o pé e obrigou o goleiro Miguel Silva a fazer boa defesa.
No lance seguinte, foi a vez de Rodrigo Garro receber na entrada da área e arriscar de fora da área. A bola passou rapando a trave. Aos 24, Adrián Martínez dominou com muita liberdade no meio-campo e chutou de longe, mas Hugo Souza se esticou e operou um milagre para salvar o Timão.
Yuri Alberto acabou com o sofrimento do torcedor corintiano aos 43 minutos da etapa final. Garro recebeu de Talles Magno na esquerda e encontrou o camisa 9, que girou sozinho na pequena área e estufou as redes.
FICHA TÉCNICA CORINTHIANS 3 X 2 UNIVERSIDAD CENTRAL
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP) Data: 25 de fevereiro de 2024, quarta-feira Horário: às 21h30 (de Brasília) Árbitro: Wilmar Roldan (COL) Assistentes: Richard Ortiz (COL) e David Fuentes (COL) VAR: Keiner Jiménez (COL) Cartões amarelos: Yuri Alberto, José Martínez e Rodrigo Garro (Corinthians); Kendrys Silva, Zapata, Cumana e Sosa (UCV) Cartões vermelhos: Nenhum Público: 44.964 torcedores Renda: R$ 2.857.071,20
GOLS: Yuri Alberto, aos 2′ do 1ºT (Corinthians); Juan Cuesta, aos 4′ do 1ºT (UCV); Matheus Bidu, aos 39′ do 1ºT (C0rinthians); Adrián Martínez, aos 44′ do 1ºT (UCV); Yuri Alberto, aos 43′ do 2ºT (Corinthians)
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, João Pedro Tchoca e Matheus Bidu (Hugo); José Martínez, Breno Bidon (Romero), André Carrillo (Talles Magno) e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Alex Santana) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz
UCV: Miguel Silva; Kendrys Silva, Adrián Martínez (Meléndez), Alfonso Simarra e Cumana (Magallán); Alexander González, Francisco Solé, Zapata (Carrillo) e Cuesta (Murillo); Alexander Granko (Samuel Sosa) e Charlis Ortíz. Técnico: Daniel Sasso