Gazeta Esportiva.com
·7 janvier 2025
Gazeta Esportiva.com
·7 janvier 2025
Aos poucos, Pedro Caixinha vai implementando a sua filosofia de jogo no Santos. O técnico começou a trabalhar na última sexta-feira e promete uma equipe com muita intensidade ao longo de 2025.
O português divide o seu trabalho em quatro pilares e já os apresentou ao elenco. Ele fez uma reunião com todos no auditório, onde explicou os princípios comportamentais que irá cobrar nos treinamentos e partidas.
Os pilares são:
1) Temos a bola – atacar o gol: prioridade é ser dinâmico, agressivo, proativo e vertical. 2) Perdemos a bola – atacar a bola: pós-perda rápido agressivo e coordenado. 3) Não temos a bola – recuperar a bola: defender para frente, pressionando a saída rival. 4) Recuperamos a bola – atacar o gol: buscar o primeiro passe sempre para frente.
A ideia de Caixinha é trabalhar cada um desses conceitos de forma individual a cada treinamento no CT Rei Pelé. No último sábado, por exemplo, o elenco já treinou o pilar ‘Temos a bola’, onde foi trabalhada a saída de jogo com o goleiro, a busca por superioridade numérica na construção, o dinamismo no terço final e o equilíbrio ofensivo.
“Esses quatro são os princípios gerais. E, partindo deles, vamos trabalhando diversos outros subprincípios mais específicos dentro dos treinamentos. Todos eles estão ligados. Se temos a bola a prioridade é sempre para frente, ser agressivos, e não ficar tocando e tocando sem objetividade. Atacar de forma rápida e coordenada”, disse Pedro Malta, auxiliar de Caixinha.
“Quando perdemos a bola, a primeira coisa que a gente tem que fazer é ter um pós-perda rápido para recuperá-la imediatamente. Porém, caso o adversário consiga sair da pressão inicial e fique com a bola, iremos defender para frente, marcando lá em cima, buscando recuperá-la o mais próximo do gol deles. E, assim que recuperarmos, o primeiro passe é sempre para frente. Se temos possibilidade de tocar para a frente, com a possibilidade de chegar mais rápido ao gol adversário, é isso que faremos”, completou.
Caixinha chega ao CT antes das 6h (de Brasília), prepara o material e faz uma reunião com o elenco às 7h50, onde explica qual será o pilar trabalhado no dia. Na sequência, às 8h30, os atletas iniciam a atividade no gramado do CT Rei Pelé.
O técnico espera ver as lições em prática já na quinta-feira, em jogo-treino contra o Athletic-MG, no CT Rei Pelé.
O Santos estreia no Campeonato Paulista no dia 16 de janeiro, contra o Mirassol. A bola rola no gramado da Vila Viva Sorte a partir das 21h30 (de Brasília).
O Peixe ainda não anunciou nenhum jogador nesta janela de transferências. A diretoria, contudo, já se acertou com alguns nomes. O zagueiro Luisão, por exemplo, já treina com o elenco.
Direct