AVANTE MEU TRICOLOR
·25 décembre 2024
AVANTE MEU TRICOLOR
·25 décembre 2024
Problemas do São Paulo em 2024 estiveram muito mais fora do campo (Foto: Divulgação/SPFC)
O espaço para a torcida são-paulina é aberto novamente aqui noAVANTE MEU TRICOLOR. Nosso colaborador Guilherme Conde, jornalista e fanático tricolor (@guidavidconde), faz uma análise da temporada de 2024 no São Paulo e projeta o que aguarda o clube do Morumbi no próximo ano. Confira abaixo!
O que passa na cabeça de todo são-paulino é: "finalmente acabou a temporada!". Será mesmo?
Relembrando as últimas três partidas do Brasileirão, não passou pela nossa cabeça que foi nessa temporada, em 2024, que nos tornamos campeões de tudo. Tão pouco lembramos que não existe mais o tal tabu naquele campo da Zona Leste Paulistana.
Na verdade, como o próprio Lucas Moura disse, 2024 poderia ser melhor. A começar por converter o pênalti perdido contra o Botafogo no jogo de volta da Libertadores. Aliás, quem falhou no 1º gol do Botafogo? O mesmo Luiz Gustavo que fez o gol da quebra do tabu em Itaquera.
Lucas, que nos classificou para a final da Copa do Brasil em 2023, ajudou a nos tirar da semifinal da Libertadores deste ano.
A culpa é só deles? Evidente que não.
Da mesma maneira que poderíamos ser tetracampeões da América em 2024, perdemos, talvez, o Campeonato Paulista mais fácil desde 2022, quando Rogério Ceni fez o favor de entregar o Paulistão aos nossos vizinhos de muro.
Também colocar a culpa nas últimas comissões técnicas que estão e passaram pelo clube, é deixar o debate raso demais.
Sim, a culpa é deles. Vocês sabem quem!
Aumento do déficit, coletivas de imprensa non-sense, petulância em podcast, perseguição à mídia alternativa, e por aí vai. Evidente que tudo isso reflete em campo. Não há Zubeldía (garantido até o Paulista) que dê jeito.
Mesmo assim, com ajuda vinda da outra ponta da Rodovia Presidente Dutra, estamos na fase de grupos da Taça Libertadores da América em 2025.
O gosto que fica para o torcedor e para a torcedora tricolor é amargo. Sim, levantamos a Supercopa Rei, mas ainda assim, poderíamos ser campeões da Copa do Brasil mais uma vez, sem contar a Libertadores.
O 6º lugar no Brasileirão foi bom? Não. Deveríamos terminar em 4º, e não depender de outros clubes.
Enfim, sempre nos apegamos a detalhes supersticiosos. A eliminação da Libertadores foi dolorida, como em 2004. Todos nós sabemos o que aconteceu no ano seguinte. Em 25, o que nos resta, é torcer. Por uma reformulação no elenco (já está a acontecer) e o funcionamento do FIDC (tá duro de acreditar que pode dar certo!).
Uma temporada ainda mais decente do que em 2024. Sem precisar de presentes (já que estamos no Natal), sem precisar entregar. Afinal, quem precisa de entrega, é a torcida.
O Morumbi vai continuar cheio ano que vem.
Boas Festas!
(P.S.: Será que vamos ganhar o Oscar de melhor time? Já comprou sua camisa do Olympiacos de presente? #MarinakisVemAí)"