
Central do Timão
·21 février 2025
Formado na base do Corinthians, Rafael Bilu reencontra o ex-clube na Neo Química Arena

Central do Timão
·21 février 2025
Formado nas categorias de base do Corinthians, o atacante Rafael Bilu vai rever o clube no próximo domingo, 23, em partida do Campeonato Paulista. Hoje, com 25 anos, reencontra o time e o estádio que marcaram o início de sua carreira e o estabeleceram como uma promessa no futebol.
Pela segunda vez desde que deixou a Neo Química Arena, em 2021, Bilu terá o Corinthians como adversário. O Guarani mede forças com o time alvinegro, em Itaquera, pela última rodada da primeira fase do Paulistão. Em entrevista ao GE, o jogador falou sobre retornar à Casa do Povo.
Foto: Agência Corinthians
“É sempre especial enfrentar o Corinthians, pois é o clube que fez parte de muitos anos da minha vida e teve contribuição direta na minha formação, não só como jogador, mas principalmente como pessoa.”
Natural de Capão Redondo, periferia de São Paulo, Bilu chegou ao Corinthians em 2010. Aos 11 anos, ingressou no clube por meio de uma “peneira” com mais de 600 participantes. O atacante esteve na lista final com 30 aprovados.
“Fiz grandes amigos e passei por todas as categorias no Corinthians desde o sub-11. Foi um clube onde pude realizar o meu maior sonho na época, que era iniciar minha trajetória no profissional.”
Durante o período na base, Bilu foi campeão mundial sub-17 ao lado de Pedrinho, grande nome daquela geração, e chamou atenção na equipe sub-20, com gols importantes na Copa São Paulo e no Campeonato Paulista Júnior de 2018.
“Tenho muito respeito pelo Corinthians e sou grato por tudo que aprendi enquanto estive no clube, mas hoje defendo o Guarani e estou totalmente focado em ajudar minha equipe a buscar um grande resultado no Paulista.”
Sem conseguir se firmar no profissional, o atacante acumulou empréstimos e rodou por América-MG, CSA, Mirassol e Juventude até acertar, em definitivo, com o Criciúma para a Série B de 2022. Porém, apesar do início promissor, o jogador sofreu um estiramento em um dos ligamentos do joelho e ficou fora de combate por mais de dois meses.
“Já tive a oportunidade de jogar contra eles quando estava no Cruzeiro, e foi muito especial. Não conseguimos vencer naquela partida, mas agora tenho uma nova oportunidade e espero que possamos fazer um grande jogo na casa deles. Sabemos que não é fácil jogar lá, a torcida costuma empurrar o tempo todo, mas estamos trabalhando forte para neutralizar os pontos fortes deles e surpreender dentro de campo.”
Já classificado, o Corinthians recebe o clube de Campinas no próximo domingo, na Neo Química Arena, às 18h30 (horário de Brasília), pela última rodada da primeira fase da competição. Líder geral do estadual, um empate já garante ao time do Parque São Jorge a melhor campanha do Paulistão.
Veja mais: