Glorioso 1904
·11 février 2025
Médio do Benfica comparado a estrela espanhola: “Holofotes…”
![Image de l'article :Médio do Benfica comparado a estrela espanhola: “Holofotes…”](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fglorioso1904.pt%2Fstorage%2Fmedia-items%2Fimage%2F2025%2F01%2Faursnes-di-maria-kokcu-florentino-trubin-otamendi-antonio-silva-benfica-braga-taca-da-liga_20250109053520.webp)
Glorioso 1904
·11 février 2025
Em jeito de antevisão ao jogo do Benfica, esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20h00 contra o clube da província francesa, Monaco, Acácio Santos, adjunto de José Peseiro na seleção da Nigéria, deixou elogios a Florentino, médio que regressa, novamente esta época, à casa que um dia o acolheu. O camisola 61 defendeu o escudo dos monegascos na época de 2020/2021, a título de empréstimo.
O médio luso-angolano tem provado ser o homem ideal para o papel de “trinco” da equipa do Benfica. Em termos estatísticos tem estado ao lado dos melhores do mundo em quase todas as funções defensivas que lhe competem. Florentino Luís é dos médios que tem mais cortes, interceções e defesas. Para além disso, o médio tem uma percentagem de conclusão de passes acima da média. O meio campista dos encarnados, esta época, jogou 29 jogos (2282 minutos) e marcou dois golos.
“Está ainda melhor jogador. Ganhou a maturidade que torna a equipa mais sólida e permite tomar riscos. Sabe como estar sempre no lugar certo e apesar de não ser um jogador para conduzir a bola por 15 metros, mas faz a diferença pela pressão, as recuperações de bola e o passe”, referiu o ajunto de Peseiro, citando o jornal francês L’Equipe.
Hélio Sousa, treinador com quem Florentino se sagrou campeão europeu de sub-17 e sub-19, gaba a qualidade do jogador que, em outros tempos, treinou. “Florentino é uma peça fundamental no Benfica de Bruno Lage. É um jogador muito específico, praticamente formatado para o 4-3-3 que tem uma capacidade inata para cobrir espaços e recuperar bolas. É o tipo de jogador que os treinadores adoram, também porque tem uma personalidade diferente e muito forte”, observa.
Diante dos elogios ao português do Benfica, o L’Equipe, acaba por comparar Florentino a dois dos melhores médios defensivos do mundo. “Quando os treinadores recordam a importância de Busquets ou Rodri nas equipas de Guardiola, pelo prisma francês podemos lembrar Toulalan. Tal como o ex-médio do Lyon, Florentino deixa os holofotes para os companheiros”.