Gremistas
·25 mai 2025
Novo presidente da CBF anuncia mudança importante nos estaduais

Gremistas
·25 mai 2025
Apoiado pelo Grêmio e candidato único após a destituição de Ednaldo Oliveira, Samir Xaud foi aclamado como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e apresentado neste domingo, em cerimônia na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Em seu primeiro discurso, prometeu a reorganização dos campeonatos estaduais.
Durante a fala, Xaud destacou que sua principal prioridade será a reformulação do calendário do futebol brasileiro – alvo frequente de críticas por parte dos clubes devido ao excesso de jogos e à escassez de tempo para treinamentos. Nesse sentido, o dirigente anunciou que pretende limitar os campeonatos estaduais a, no máximo, 11 datas.
“Nossa prioridade inicial é a adequação do calendário do futebol brasileiro. É compromisso desta gestão implementar imediatamente mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira destas competições”, declarou Xaud, completando em seguida:
“Que fique claro, essa reorganização do calendário é necessária, mas não significa uma desvalorização dos campeonatos estaduais”.
A proposta de encurtar os estaduais visa aliviar o cronograma a partir de 2026, oferecendo mais tempo de preparação para os clubes e reduzindo o número de lesões musculares.
Atualmente, os estaduais costumam ocupar cerca de um terço do calendário anual, estendendo-se da segunda quinzena de janeiro até o início de abril. Em 2024, por exemplo, o Gauchão teve 16 datas, com início em 20 de janeiro e término em 6 de abril. Neste ano, por conta da Copa do Mundo de Clubes, a competição foi reduzida para 12 datas, começando em 22 de janeiro e finalizando em 16 de março. A ideia da nova gestão é manter esse modelo, garantindo aos clubes um período mais adequado para a pré-temporada.
Em tempo, vale destacar que o Grêmio foi um dos poucos grandes clubes do futebol brasileiro a declarar apoio a Samir Xaud, ex-presidente da Federação Roraimense de Futebol, na corrida pela presidência da CBF. Enquanto a maioria das equipes optou por apoiar Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, o Grêmio seguiu na direção oposta. Como Xaud contou com o respaldo da maioria das federações estaduais, acabou sendo o único candidato na disputa.