O protesto, o erro grandioso, a jogada genial e dois jogadores que salvaram o Grêmio | OneFootball
JB Filho Repórter
·25 mai 2025
O protesto, o erro grandioso, a jogada genial e dois jogadores que salvaram o Grêmio
Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.
Uma vitória emblemática do Grêmio. Dramática e quase com heroísmo. E juro que não sei se isso é um elogio ou uma crítica. Afinal, precisar disso pra vencer o Bahia em casa é terrível também.
O jogo tem várias situações extra-campo. A Geral fez protesto. Ficou até os 30 minutos sem cantar e, quando voltou, ofendeu o presidente Guerra e o vice Rossato. Não há como negar a relevância do fato.
Em campo, um primeiro tempo terrível. O segundo não foi muito melhor, mas pelo menos teve uma única jogada. Só que não posso me esconder. Afinal, não foi pênalti. Não foi nada e todo mundo viu. Aqui, você pode dizer que a banca finalmente recebeu, porque antes só estava pagando. Só que a coisa está tão feia na arbitragem que estamos defendendo equilíbrio nos erros e não nos acertos. Isso é muito preocupante.
O lance do pênalti foi mérito do Cristaldo. Foi a única jogada dele em toda a partida. Cristaldo é um cara mega difícil de avaliar. Motivo? Em diversas partidas, ele passa 89 minutos fazendo gloriosos nada. Em um minuto, faz uma jogada de gênio. Quando essa jogada genial decide a partida, é lindo. O cara faz gol ou dá assistência. Mas e todas as outras vezes que não acontece isso? Por isso que estou dizendo que é difícil analisar. Hoje, ele decidiu. Em vários outros, também. Nem sempre isso acontece. O mundo ideal seria ter essa jogada genial combinada com outras boas situações (mesmo sem genialidade). Fica a reflexão.
Você pode e deve comemorar a vitória. Na tabela, é isso que importa. Após o resultado, a minha preocupação é com a forma de jogar. Mano claramente ainda não tem um time formado. Tem vezes que joga Cristaldo, Monsalve e até Nathan Pescador. Só pra citar o meio. Na minha visão, tão importante quanto vencer é achar um time e uma forma eficiente de jogar. Isso trará as vitórias.
A sensação que tenho é que o Mano sabe que não vai achar nada agora e tá só querendo pontuar até a parada. O negócio é fazer resultado, seja do jeito que der, pra tentar mudar as coisas no tempo que terá de treinamentos. É isso que imagino.
Sobre esse jogo, Kannemann e Volpi foram os melhores em campo. Um pelo espírito e outro pelas defesas. Não há como achar que foi coincidência a volta do Kannemann com o retorno da vibração. Se olharmos, até o Villasanti voltou a ser competitivo nessa partida. A liderança do Kannemann contagia.
E nessa esteira está o Volpi. Fez ótimas defesas. Foi imprescindível para garantir o resultado. É real que ele precisa manter uma regularidade, mas nessa, foi fundamental.
Bom, o Grêmio saiu do Z4. Felipão e Mano tem esse objetivo claro. Ambos são experientes e sabem que precisa sair dali. Depois, pensa no que dá pra fazer. Tá claro que o negócio agora será sobreviver em uma posição “confortável” até a parada, para na parada tentar organizar esse time.