DomíniodeBola
·12 mai 2025
OFICIAL: Nem Jesus, Nem Mourinho. Carlo Ancelotti é o novo selecionador do Brasil

DomíniodeBola
·12 mai 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou esta segunda-feira, 12 de maio, a nomeação de Carlo Ancelotti como novo selecionador nacional do Brasil.
O técnico italiano deixará o Real Madrid no final da temporada e assumirá o comando da seleção canarinha no dia 26 de maio, no seguimento da última jornada da La Liga.
Com esta nomeação, Ancelotti torna-se no primeiro estrangeiro a liderar a seleção brasileira em quase 100 anos, numa decisão que a própria CBF classifica como “estratégica” e com o objetivo claro de recolocar o Brasil no topo do futebol mundial.
O novo selecionador brasileiro vai estrear-se no cargo a 5 de junho, frente ao Equador, em Quito, num jogo a contar para a fase de qualificação sul-americana para o Mundial 2026. O primeiro jogo em casa será dias depois, frente ao Paraguai, em São Paulo.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, destacou a importância da chegada de Ancelotti:
“Ter Carlo Ancelotti à frente do Brasil é mais do que uma decisão estratégica. É uma declaração ao mundo da nossa determinação para recuperar o primeiro lugar do pódio. É o maior treinador da história e agora dirige a melhor seleção nacional do planeta.”
A seleção brasileira ocupa atualmente o quarto lugar na tabela de qualificação sul-americana, com 21 pontos, a dez da líder Argentina. A derrota por 4-1 frente aos argentinos, em março, precipitou a saída de Dorival Júnior, que vinha ocupando o cargo de forma interina.
Antes da oficialização de Ancelotti, chegaram a ser apontados como possíveis candidatos os treinadores portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira. No entanto, a escolha recaiu sobre o italiano, que terá um contrato até ao final do Mundial 2026.