Zerozero
·13 janvier 2025
Zerozero
·13 janvier 2025
Pedro Proença foi o nome proposto pela direção da Liga Portugal para ser o representante português na eleição do Comité Executivo da UEFA.
De acordo com o comunicado difundido, a sugestão foi submetida pelos clubes que atualmente compõe a direção do organismo - FC Porto, Benfica, Sporting, Casa Pia, Rio Ave, Vizela, Paços de Ferreira e GD Chaves - a um responsável da FPF, prevendo-se que a decisão final seja definida a 17 de janeiro.
Segundo o redigido publicado, o nome de Proença surgiu face à «necessidade» de Portugal «manter um representante no Comité Executivo da UEFA» - aconteceu de forma quase «ininterrupta» durante 17 anos -, atendendo ao facto do território luso albergar alguns dos jogos do Mundial 2030.
Além disso, também a candidatura ao Campeonato da Europa de futebol feminino foi outra das motivações para a indicação.
Como outros pontos, a Liga de Clubes sublinha a importância das «competições internacionais de clubes, o desenvolvimento do futebol feminino, a evolução da arbitragem e o modelo de distribuição das verbas da UEFA aos clubes, entre outros», o que torna imprescindível a representação portuguesa no Comité Executivo da UEFA.