MundoBola Flamengo
·27 février 2025
Por onde andam Domènec, Paulo Sousa, Vítor Pereira e Sampaoli

MundoBola Flamengo
·27 février 2025
Domènec Torrent, Paulo Sousa, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli foram os técnicos estrangeiros posteriores a passagem vencedora de Jorge Jesus. Os treinadores não são lembrados com carinho pela Nação Rubro-Negra.
Os quatro estrangeiros protagonizaram os piores momentos do clube nos últimos cinco anos, com atuações e eliminações que enfureceram os torcedores. No período, apenas Dorival Jr teve o real apreço da torcida rubro-negra, além de Filipe Luís, que caminha a passos largos para estar no patamar de Jorge Jesus e Dorival.
Nesta matéria, o MundoBola Flamengo trará para você o paradeiro dos ex-treinadores estrangeiros do Rubro-Negro e por quais clubes passaram após o Mais Querido.
Conhecido pelo trabalho como auxiliar técnico de Pep Guardiola no Barcelona, Bayern e Manchester City, Domènec vinha de passagem como treinador do New York City FC. Muitas expectativas foram colocadas sobre o espanhol devido ao currículo que tinha, no entanto, o resultado não foi como alguns pensavam.
Pelo Flamengo em 2020, foram 24 jogos no total, com 14 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. A primeira e última partida do espanhol no clube foram contra o Atlético-MG, pelo primeiro e segundo turno do Campeonato Brasileiro, a última sendo uma derrota por 4 a 0 fora de casa.
Domènec não teve um começo de trabalho bom, além de posteriormente ter sofrido a maior goleada da história do Flamengo na Libertadores, 5 a 0 contra o Independiente Del Valle. O desempenho abaixo fez com Dome fosse demitido após a partida contra o Atlético-MG.
Após o Rubro-Negro, treinou o Galatasaray-TUR onde perdeu mais do que ganhou, 8 derrotas, 4 empates e 7 vitórias em 19 jogos, logo, terminou sua passagem na Turquia sendo demitido em 2022. Atualmente comanda o Atlético San Luis-MEX, tendo 14 derrotas, 4 empates e 13 vitórias em 31 jogos.
Após demitir Renato Gaúcho no final de 2021, o Flamengo apostou no português que comandava a Seleção Polonesa para a temporada seguinte. Paulo Sousa foi demitido do Flamengo após péssimo desempenho em campo, deixando o clube na parte de baixo da tabela.
O treinador deixou o Rubro-Negro com 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, além do vice do Carioca para o Fluminense. Depois, treinou a Salernitana-ITA, onde teve números abaixo, 25 jogos, 5 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. Apesar do fraco desempenho, conseguiu salvar o clube do rebaixamento na temporada 2022/23.
Após ser demitido do clube italiano, assumiu o Shabab Al-Ahli dos Emirados Árabes Unidos, clube dos Garotos do Ninho Mateusão e Guilherme Bala. No mundo árabe, Paulo Sousa possui bons números: 25 vitórias, 6 empates e 2 derrotas em 33 jogos. Recentemente conquistou a Supercopa do país.
2023 foi um ano para esquecer. Tudo começou com a vinda de Vítor Pereira, que havia sido treinador do Corinthians na temporada anterior, na qual foi vice para o Flamengo de Dorival na Copa do Brasil.
No Rubro-Negro, o português perdeu o Campeonato Carioca, Supercopa e Recopa, além de ser eliminado para o Al-Hilal na semifinal do Mundial de Clubes.
A passagem de Vitor Pereira foi curta, mas o suficiente para enlouquecer o torcedor rubro-negro no início da temporada. O técnico foi demitido em menos de quatro meses, após 9 vitórias, 1 empate e 7 derrotas em 17 jogos.
Após o Mais Querido, Vítor foi para a Arábia Saudita treinar o Al-Shabab, onde venceu 16 vezes, empatou 4 e perdeu 10 partidas em 39 jogos. Abandonou o clube após proposta do Wolverhampton-ING, onde atualmente possui 6 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, sendo o atual 17° colocado da Premier League.
A passagem de Vítor Pereira não foi o suficiente para testar a paciência dos flamenguistas em 2023. Após demitir o português, a diretoria do Flamengo decidiu trazer Sampaoli, que havia sido demitido do Sevilla-ESP. A passagem do argentino no Rubro-Negro deixou muito a desejar.
Marcado pela eliminação para o Olímpia na Libertadores, vice para o São Paulo e diversos problemas no vestiário, Sampaoli foi demitido após a final da Copa do Brasil, dando lugar a Tite no comando técnico.
Depois de vencer 20 jogos, empatar 11 e perder 8 em 39 partidas, o treinador argentino voltou para o futebol francês, comandando o Rennes. Atualmente, possui apenas 3 vitórias e 7 derrotas em 10 partidas pela equipe.