MundoBola Flamengo
·22 mai 2025
Retrospecto completo: Flamengo x Palmeiras - História, duelos marcantes e curiosidades

MundoBola Flamengo
·22 mai 2025
Duelo que mais tem mobilizado o Brasil em termos nacionais nos últimos anos, Flamengo x Palmeiras é um confronto em vias de completar 100 anos de existência. Neste guia completo, o MundoBola Flamengo separa o retrospecto de um dos clássicos mais poderosos do país.
O primeiro encontro veio no longínquo ano de 1929, em um jogo na Rua Paissandú, primeira casa do Flamengo. Pelo sugestivo Troféu Flamengo x Palestra, o Rubro-Negro venceu o rival por 1 a 0, gol de Nonô.
Ao longo de todos esses anos, Flamengo e Palmeiras já se enfrentaram 131 vezes. E o time paulista é um dos poucos que leva vantagem no retrospecto diante do Rubro-Negro.
No total, o Flamengo venceu 44 desses jogos e perdeu 49. Os dois times ainda empataram 38 vezes. O Mais Querido marcou 191 gols e sofreu 207.
Na caminhada para o histórico título brasileiro de 2009, o Flamengo passou por um encontro que ficará marcado contra o Palmeiras. Aconteceu pela 30ª rodada, no Parque Antártica.
Vivendo uma arrancada espetacular, o Flamengo marcou duas vezes com Petkovic e construiu a vitória por 2 a 0, mesmo fora de casa. Mas os detalhes ficam mesmo para os gols marcados pelo sérvio.
Primeiro, fez um carnaval dentro da área adversária e emendou bela finalização para tirar do goleiro Marcos; depois, marcou um lindo gol olímpico. O Palmeiras ainda teve um pênalti no fim, mas Vágner Love isolou.
Dez anos depois, novamente em temporada que terminaria com o Flamengo campeão brasileiro, o duelo pelo certame de 2019 foi outro que deixou marcas.
E o Flamengo foi absolutamente superior ao Palmeiras, que não encontrou respostas e perdeu com um convincente 3 a 0. A coisa foi tão feia pelos lados do clube paulista que o técnico Luiz Felipe Scolari acabou demitido após a derrota.
Com Jorge Jesus no comando, o Flamengo jogou com uma escalação que todo grande rubro-negro conhece: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; William Arão, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
No returno, o Flamengo voltou a derrubar o treinador do Palmeiras. Em jogo no Allianz Parque, o Rubro-Negro venceu por 3 a 1 e novamente foi muito superior ao rival, que decidiu mandar Mano Menezes embora.
Considerando apenas jogos oficiais, Flamengo x Palmeiras já aconteceu 111 vezes, também com vantagem alviverde. O Rubro-Negro venceu 37 vezes, mas perdeu outras 40. 34 jogos terminaram em empate.
A contagem de gols, por sua vez, mostra um equilíbrio ainda mais impressionante: 162 marcados pelo Flamengo e 164 pelo Palmeiras, em uma estatística que pode pender para algum lado a cada jogo.
Considerando todos esses 326 gols, o maior artilheiro do confronto é o atacante Gabigol, que vestiu a camisa do Flamengo entre 2019 e 2024. Em 11 jogos, o atleta marcou oito vezes.
Os atletas a seguir também são todos de tempos atuais: Pedro, com sete gols em 13 jogos; Arrascaeta, com seis gols em 17 partidas; e Raphael Veiga, que também foi às redes pelo adversário seis vezes.
O primeiro mais 'antigo' na lista é Dida, que marcou seis gols em quatro partidas. A média, aliás, é bem superior às de Arrascaeta e Raphael Veiga. Henrique Frade, Tita e Caio marcaram cinco cada.
Levando em consideração só os jogos do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras já se enfrentaram 71 vezes ao longo da história. E há um empate entre os dois: 22 vitórias para cada lado e 27 empates.
Ainda que nunca tenham se enfrentado pela competição em alguma fase após a segunda, quando o Brasileirão ainda era disputado em formato mata-mata, isso não significa que não existam jogos decisivos.
Além do lendário duelo de 2009, no Parque Antártica, o Brasileirão de 2012 também reservou um confronto que marcou a história de um dos clubes. No caso, o Palmeiras.
Pela 36ª rodada, o Flamengo recebeu o Porco no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O rival brigava desesperadamente contra o rebaixamento e precisava vencer para seguir com chances.
Vinícius até deu esperanças ao torcedor do clube paulista ao abrir o placar, aos 18 do segundo tempo. No entanto, Vágner Love — formado na base do Palmeiras — empatou e decretou o rebaixamento do rival.
Naquele dia, o Flamengo atuou com Paulo Victor; Wellington Silva, Marcos González, Renato Santos e Ramon; Amaral, Ibson (Mattheus), Renato Abreu e Cléber Santana (Wellington Bruno); Vágner Love e Hernane (Paulo Sérgio).
O duelo mais importante entre Flamengo e Palmeiras por competições que não sejam o Brasileirão, infelizmente, terminou com gosto muito amargo para o Rubro-Negro. Aconteceu na Libertadores de 2021.
Os dois times decidiram a competição em jogo muito equilibrado, que teve placar aberto pelo Palmeiras e igualado pelo Flamengo no segundo tempo. Com o 1 a 1, porém, o jogo foi para a prorrogação.
E foi aí que as coisas deram errado. Em lance bobo, Andreas Pereira perdeu o equilíbrio na intermediária defensiva, sozinho, e viu a bola sobrar para Deyverson, que avançou sozinho e marcou o gol do título palmeirense.
O meia, que estava emprestado pelo Manchester United, acabou não tendo a opção de compra efetuada e partiu para a Inglaterra, onde defende o Fulham até hoje.
Em tempos recentes, os dois também se encontraram na final da Supercopa do Brasil duas vezes. E cada um levou um título, com o Flamengo campeão em 2021 e o Palmeiras em 2023.
Na primeira, Raphael Veiga abriu o placar, mas viu Gabigol e Arrascaeta virarem. No fim do jogo, o próprio meia palmeirense igualou de novo. Nos pênaltis, todavia, o Rubro-Negro venceu por 6 a 5.
O encontro mais recente entre Flamengo e Palmeiras aconteceu no dia 11 de agosto de 2024, pela 22ª rodada do Brasileirão. Para o duelo, o Maracanã recebeu 55.051 pessoas, com renda de R$ 4,5 milhões.
Em dia de grande atuação do goleiro Weverton, o Palmeiras segurou o 0 a 0 em um primeiro tempo que o Flamengo foi melhor. Mesmo assim, o Rubro-Negro só abriu o placar aos 22 do segundo tempo, com Arrascaeta aproveitando passe de Gerson.
No entanto, o Palmeiras igualou a contagem aos 40 minutos. O jovem Luighi aproveitou um rebote do goleiro Rossi e não desperdiçou.
Aquele jogo ainda ficou marcado por gerar problemas ao Flamengo. O primeiro a se machucar foi Everton Cebolinha; depois, Matías Viña também se lesionou e está em recuperação até hoje.
Com Tite de técnico, o Flamengo teve Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Allan), De la Cruz (Léo Ortiz) e Arrascaeta; Gerson, Everton Cebolinha (Luiz Araújo) e Pedro (Gabigol).