Santos FC
·9 janvier 2025
Santos FC
·9 janvier 2025
Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (9), o Santos FC comemorou o dia de Urbano Caldeira, um dos patronos da história do Clube. A celebração foi feita em frente ao busto do histórico dirigente, no 4º andar da Vila Belmiro.
O presidente Marcelo Teixeira, o sobrinho-bisneto de Urbano Caldeira, Pedro Dutra, e o historiador Guilherme Guarche falaram sobre a história desse grande ídolo do Santos, na presença de membros do comitê de gestão, gerentes, funcionários, conselheiros, sócios, torcedores, ídolos eternos e dos meninos da categoria sub-15.
“É nossa obrigação esse reconhecimento aos grandes esportistas. Ele começou como atleta, foi dirigente e para nós é uma inspiração, um motivo de referência a todos que participaram e construíram essa linda história alvinegra praiana, reunindo também a família de Urbano Caldeira. É sempre um momento importante preservar a memória e incentivar a tradição santista. Por isso, fazemos questão de anualmente realizar esta solenidade, em nome de todos aqueles que fizeram tanto pelo Santos Futebol Clube”, falou o presidente Marcelo Teixeira.
Além de Pedro, Vivian Moya Dutra (esposa de Pedro) e Leonardo Moya Dutra e Giovana Moya Dutra (sobrinhos-tataranetos) também comparecem à cerimônia, enriquecendo a solenidade em memória de Urbano Caldeira. “O sentimento da nossa família é de muita gratidão. Lembrar os feitos da história do Santos FC, do Urbano Caldeira, é uma alegria imensa. Ele faz parte do início de toda a trajetória do Clube, e nós sempre estaremos presentes representando sua memória. Agradecemos ao Santos FC mais uma vez por essa bela e justa homenagem que é feita todo ano”, disse Pedro Dutra.
O dia em homenagem a Urbano Caldeira foi oficialmente instituído a 9 de janeiro de 1938. A diretoria da época, presidida por José Martins, realizou essa justa homenagem em reconhecimento a seu grande benfeitor, e hoje patrono do Clube. Nesse histórico evento, foi inaugurada a estátua de Urbano Villela Caldeira Filho.