Sporting B a um passo da II Liga: a história da queda e de um regresso com potencial | OneFootball

Sporting B a um passo da II Liga: a história da queda e de um regresso com potencial | OneFootball

Icon: Zerozero

Zerozero

·15 mai 2025

Sporting B a um passo da II Liga: a história da queda e de um regresso com potencial

Image de l'article :Sporting B a um passo da II Liga: a história da queda e de um regresso com potencial

O Sporting está a preparar o ataque ao título de campeão nacional, dependendo apenas de si mesmo para conquistar este sábado, na receção ao Vitória SC, um bicampeonato que escapa desde os anos 50. Enquanto isso, também em Alcochete, há outro grupo de futebolistas com estatuto sénior a preparar um jogo que definirá o sucesso da temporada...

Falamos da equipa B dos leões, que entra em campo (Estádio Aurélio Pereira) às 15h00 do mesmo dia para defrontar o Amarante num duelo que pode valer a subida à II Liga, em caso de vitória ou até mesmo com outro resultado, dependendo do jogo do Belenenses frente à já promovida Lusitânia de Lourosa.


Vidéos OneFootball


Essa subida ao segundo escalão, que não pisa desde a descida em 2018, seria um passo de relevo no clube. Seria o cumprimento de um objetivo inerente à recriação da equipa e acima de tudo um regresso a um patamar do qual os rivais também dispõem para o desenvolvimento dos seus jovens jogadores. Qualquer adepto tem noção da importância desse espaço competitivo...

Os bês na II Liga - uma breve história

Recuemos 12 anos até à temporada 2012/13 da Segunda Liga, ano em que a competição transitou de 16 para 22 equipas devido à inclusão de seis equipas secundárias: Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga, Vitória SC e Marítimo. Como sabemos, só duas delas se mantiveram até hoje.

Nesse ano, Belenenses foi campeão destacadíssimo e Arouca foi vice, conquistando uma subida inédita com a ajuda dos 24 golos do artilheiro da prova - Joeano. O segundo lugar da lista de melhores marcadores mais do que ilustra o sucesso desta mudança: um empate a três entre Ricardo Esgaio (então no Sporting B, que terminou em 4º lugar), Miguel Rosa (figura de culto no Benfica B) e Rabiola, que nessa temporada marcou por CD Aves e SC Braga B.

A equipa B do Vitória desceu nessa mesma temporada e a do Marítimo tombou dois anos depois. As restantes foram sobrevivendo a uma série de mudanças de formato até que o Sporting desceu, numa temporada de 2017/18 em que deu minutos a nomes como Rafael Leão, Palhinha, Jovane, Tiago Djaló ou Demiral. Sobreviveu por dois pontos o SC Braga B de Francisco Trincão, mas caiu de vez no ano seguinte.

A competitividade da II Liga não dá quaisquer garantias à juventude e inexperiência destas equipas, mas isso faz parte do encanto. Para cada temporada feliz nesse patamar - quem esquece o FC Porto B que foi campeão em 2016 e vice dois anos antes... -, há outra de total contraste e tanto os bês azuis como os encarnados já namoriscaram com a possibilidade de despromoção em mais do que uma ocasião.

Certo é que tanto as boas temporadas como as más, no que à tabela diz respeito, foram uma plataforma importante para a evolução de alguns dos maiores talentos nacionais (nove dos vencedores do Euro e 12 dos vencedores da Liga das Nações passaram por bês!). O futebol português beneficiou como um todo, mas agora o Sporting quer voltar a estar no centro da ação.

Sporting B após a descida - uma cronologia

A acima referida descida do Sporting B não foi encarada pelo clube como um desastre. Pelo contrário, foi vista com total indiferença, uma vez que já estava nos planos da direção liderada por Bruno de Carvalho a extinção da B nesse mesmo ano de 2018, devido à criação da Liga Revelação e das equipas sub-23.

Após a saída do presidente, Sousa Cintra reverteu a decisão e inscreveu uma equipa B no Campeonato de Portugal, então terceiro escalão, mas houve nova reviravolta e os leões desistiram antes da prova arrancar. Foi só após a chegada de Frederico Varandas que, em 2020, o Sporting B voltou.

Nessa temporada de regresso, num CP que passaria a ser quarto escalão, a equipa treinada por Filipe Çelikkaya conseguiu terminar nos lugares de acesso à nova Liga 3, com nomes como Bruno Paz, Pedro Marques e Nuno Moreira entre os destaques. Víamos, ao mesmo tempo, a equipa principal a terminar a seca de títulos.

Desde então, a equipa B do Sporting participou em todas as quatro edições da Liga 3, sendo uma das sete equipas que o fez. Com um total de 115 jogos na prova, somando as várias fases - participou em lutas por subida e manutenção -, os leões só são superados pelo SC Braga B (118). Chegarão ainda aos 116, mas o objetivo passa por não ver esse número a crescer mais...

Os heróis de uma iminente subida

Apesar de estabilidade com Filipe Çelikkaya ao longo dos últimos anos na Liga 3, foi depois da saída desse técnico, e em períodos de aparente instabilidade, que o Sporting B se colocou a um passo da subida.

João Pereira personifica essa instabilidade, tendo começado a temporada como treinador da equipa, saído para render Amorim na A (Pedro Coelho assumiu nessa altura), regressado, e voltado a sair para o Alanyaspor. Desde então, João Gião tem sido o timoneiro.

A constante teve então de passar por jogadores, como Manuel Mendonça (o mais utilizado), Afonso Moreira (melhor marcador) e Rafael Nel (o mais decisivo). Elementos mais jovens, como Felicíssimo, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva foram importantes em certos momentos da época, enquanto João Muniz se fez útil na segunda metade da temporada, após um empréstimo falhado ao Rio Ave.

Sendo que as portas para a equipa principal não são particularmente fáceis de atravessar de forma definitiva, é expectável que todos estes nomes continuem a sua evolução na equipa B durante a próxima temporada - na II Liga, caso sábado traga o resultado que os leões procuram.

À propos de Publisher