oGol.com.br
·25 Mei 2025
Amazonas supera o Operário e deixa o Z4 da Série B

oGol.com.br
·25 Mei 2025
Os desempenhos recentes não entraram na conta neste domingo, 25, e o Amazonas conseguiu vencer um embalada Operário Ferroviário para deixar o Z4 da Série B. Em casa, a Onça Pintada venceu por 2 a 0, com gols de Jackson e Cocote.
Com a vitória, o Amazonas chegou a 7 pontos e subiu para a 16ª posição da Série B. Pode retornar ao Z4 em casa de vitórias de Criciúma ou Botafogo-SP. Já o Operário, com 13 pontos, é o nono colocado.
As duas equipes buscaram o ataque desde os minutos iniciais, mas o Amazonas que teve as primeiras boas chances. Aos 7, Zabala foi lançado nas costas da zaga, protegeu bem e bateu forta para uma defesaça do goleiro Elias. Aos 11, Rafael cruzou da esquerda na medida para Kevin Ramírez, que em ótima posição, desperdiçou em cabeçada para fora.
Depois das chances claras do Amazonas nos primeiros movimentos da partida, o ritmo caiu e faltou inspiração dos dois lados. O Operário foi finalizar aos 23 minutos, quando Allano arriscou da intermediária e mandou por cima do gol. Na resposta do Amazonas, aos 25, Kevin Ramirez recebeu ótimo passe, bateu cruzado e errou o alvo por pouco.
O Amazonas voltou a ficar no quase aos 30, quando Thomás Luciano cruzou da direita, Henrique Almeida se antecipou aos zagueiros para desviar e o goleiro Elias esticou a perna para fazer a defesa. Aos 37, o Operário respondeu quando Daniel Amorim recebeu na área pela direita, bateu cruzado e para fora.
Aos 41, o Operário criou sua melhor chance no primeiro tempo. Em contra-ataque, Boschillia fez o cruzamento para Marcos Paulo, que completamente sozinha na frente do gol, finalizou em cima do goleiro Zé Carlos. Aos 44, Daniel Amorim também recebeu sem marcação, driblou o goleiro do Amazonas e chutou para o lado de fora da rede. Erros inacreditáveis.
Mesmo após as boas chances no final do primeiro tempo, o Operário voltou com duas substituições no segundo tempo. Mas o Amazonas que teve as chances. Aos 3, Henrique Almeida completou na pequena área e o goleiro Elias brilhou de novo. Já aos 6, Zabala jogou na área em cobrança de falta e o zagueiro Jackson foi quem - finalmente - balançou a rede. Onça na frente.
Depois de abrir o placar, o Amazonas conseguiu administrar o jgoo por alguns minutos, com a manutenção da posse da bola. Mas aos poucos, o Operário passou a achar espaços no campo de ataque e ensaiar uma pressão por uma reação. Aos 23, uma nova finalização em cabeçada de Rodrigo Rodrigues, mas sem acertar o alvo.
O Operário se lançou de vez ao ataque e cedeu espaços para os contra-golpes do Amazonas, deixando o jogo aberto. Apesar de liberdade para construção ofensiva, as equipes já não foram tão criativas (principalmente o Fantasma) e as chances de gol viraram raridade.
Então no contra-ataque, o Amazonas garantiu a vitória. Aos 39, Cocote arrancou em velocidade após a zaga afastar cruzamento, invadiu a área e chutou na saída do goleiro para marcar o segundo. Na reta final do jogo, a Onça ficou mais perto de marcar o terceiro do que sofrer com o Operário. Apito final e vitória confirmada.