Análise: falta de eficácia custa caro e complica São Paulo em início ruim de Brasileiro | OneFootball

Análise: falta de eficácia custa caro e complica São Paulo em início ruim de Brasileiro | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·12 Mei 2025

Análise: falta de eficácia custa caro e complica São Paulo em início ruim de Brasileiro

Gambar artikel:Análise: falta de eficácia custa caro e complica São Paulo em início ruim de Brasileiro

Por Thais Bueno

O São Paulo amargou, no último domingo, a sua primeira derrota na atual edição do Campeonato Brasileiro. O Tricolor sofreu o gol no fim do clássico e foi superado pelo Palmeiras, por 1 a 0, na Arena Barueri, pela oitava rodada da competição nacional.


Video OneFootball


A falta de eficácia custou caro, e o São Paulo, que poderia ter somado pelo menos um ponto, viu o empate ir por água abaixo no apagar das luzes. Felipe Anderson finalizou e Rafael fez uma grande defesa, mas deu rebote. Ninguém da zaga tricolor cortou, e Vitor Roque guardou.

O técnico Luis Zubeldía optou por mandar a campo praticamente a mesma escalação da vitória de 2 a 0 sobre o Alianza Lima, do Peru, na última terça-feira. A única mudança foi a entrada de Wendell na vaga de Enzo Díaz, que acabou sendo ‘inútil’, já que Enzo foi acionado aos 25 minutos após Wendell se chocar com Rafael e deixar o campo.

O primeiro tempo do São Paulo, em termos defensivos, foi muito bom. Mais uma vez, o Tricolor mostrou sua solidez defensiva, e Ruan se destacou. Contudo, no ataque, a equipe são-paulina produziu muito pouco. Os volantes não conseguiram colocar o meia Matheus Alves no jogo.

As duas chances mais claras do São Paulo nem sequer levaram tanto perigo ao gol de Weverton. Primeiro, logo no início do clássico, André Silva chutou da intermediária e o goleiro defendeu. Depois, já nos minutos finais da etapa inicial, Ferreira cabeceou por cima do travessão.

No segundo tempo, a partida se mostrou mais aberta para ambas as equipes. O Palmeiras começou a pressionar um pouco mais, mas o setor defensivo do São Paulo seguiu se portando bem. O Tricolor ainda teve grande chance de abrir o placar com Ferreira, mas o atacante desperdiçou e parou em defesa de Weverton.

O São Paulo voltou a dar a bola ao Palmeiras, mas conseguia resistir à pressão alviverde em Barueri. Foi aos 28 minutos que o Tricolor poderia ter saído à frente novamente: Ferreira deu bom passe na área para Oscar, que chegou batendo cara a cara com Weverton, mas o goleiro levou a melhor.

Nos acréscimos, Luciano ainda recebeu bom passe de Oscar e ficou de frente para o gol, mas não conseguiu a finalização. E a falta de eficácia foi decisiva para a derrota do Tricolor, já que, nos minutos finais da partida, o Palmeiras marcou.

Essa não foi a primeira vez que o São Paulo pecou em converter suas chances mais claras. No duelo contra o Fortaleza, por exemplo, Ferreira perdeu um pênalti, assim como aconteceu com Calleri no jogo contra o Sport. Ambas as partidas terminaram empatadas.

Dessa forma, o São Paulo precisa melhorar na conversão de chances se quiser subir na tabela do Campeonato Brasileiro. Neste momento, o Tricolor ocupa a 16ª posição, com nove pontos – apenas dois a mais que o Vasco, que abre a zona de rebaixamento.

O São Paulo, agora, volta suas atenções para a disputa da Copa Libertadores. O Tricolor enfrenta o Libertad, do Paraguai, a partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Morumbis, pela quinta rodada do Grupo D do torneio continental.

Lihat jejak penerbit