Futebol Latino
·19 Mei 2025
Antonio Mohamed fica perto de fazer história no México

Futebol Latino
·19 Mei 2025
Na próxima quinta-feira (22), começa a decisão do Clausura 2024/2025, na Liga MX, entre América do México e Toluca. E a final tem uma figura com passagem pelo futebol brasileiro, mas que está perto de colocar seu nome na história do futebol mexicano, caso do técnico argentino Antonio Mohamed.
Leia mais: IFFHS coloca Messi à frente de Pelé como maior jogador da história Rival do Corinthians na Sul-Americana, Huracán avança no Argentino
O profissional de passagem pelo Atlético-MG, em 2022, possui conquistas nacionais em três clubes diferentes. Entre seis troféus de Apertura no Ascenso MX, Apertura da Liga MX, Apertura e Clausura da Copa MX, ele levantou taças em Tijuana, Monterrey e América.
Desse modo, se tiver sucesso diante de um de seus ex-clubes, o Turco teria conquistas em quatro clubes diferentes no país. Feito esse, aliás, que apenas outras duas figuras conseguiram no banco de reservas, ambas de origem mexicana. São elas Ignacio Trellez (campeão com Zacatepec, Marte, Toluca e Cruz Azul) e Victor Vucetich, que foi campeão por León, Tecos, Pachuca e Monerrey.
Porém, para que esse recorde se concretize, a tendência é que o nível do desafio para Antonio Mohamed seja elevado. Isso porque, sob o comando do brasileiro André Jardine, o América do México faturou os últimos três campeonatos nacionais de maneira consecutiva, casos do Apertura e Clausura, em 2023/2024, e do Apertura 2024/2025.
Com isso, Jardine também está próximo de conseguir algo inédito na história das Águilas. Afinal, nenhum treinador que dirigiu o clube da Cidade do México conseguiu quatro conquistas dessa magnitude em caráter consecutivo.
Quando se olha para o âmbito nacional, a chance de André Jardine conquistar o tetracampeonato mexicano também tem caráter inédito. Afinal, entre 1958 e 1962, o Chivas dominou o cenário do país, mas teve treinadores distintos no ciclo vencedor.